Search
Close this search box.

Temporal derruba pinheiro de 20 metros, destrói aviário e mata 2,8 mil aves, no Oeste

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O temporal que atingiu municípios do Oeste de Santa Catarina no fim da tarde desta terça-feira (8) deixou rastros de destruição em uma propriedade na comunidade Rodeio Bonito, no interior de Chapecó. Com a força do vento, um pinheiro de 20 metros e cerca de 25 anos caiu e um aviário foi totalmente destruído.

O agricultor Antoninho Menegatti, de 48 anos, conta que o temporal durou apenas três minutos. O aviário de 100 metros que foi atingido alojava 3.500 aves, destas, cerca de 700 sobreviveram o restante foi morta após toda a estrutura ser levada ao chão. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas Menegatti acredita que ultrapassam os R$ 500 mil.

“Não imaginava que o temporal seria tão feio e causaria tanto estrago. Começou a chover calmamente e quando entrei em casa ouvi o vento forte com chuva e granizo. Meu filho começou a chorar e me agarrei nele para acalmá-lo, foi quando vi que estava molhando praticamente tudo dentro de casa”, lembra o agricultor.

Quando o temporal acalmou, Menegatti saiu de casa e se deparou com uma cena de destruição. O pinheiro caiu próximo a sua residência e o telhado e uma parede de um salão de festas foram danificados. O maior estrago ocorreu em um dos três aviários da propriedade. “Foi como se uma esteira tivesse passado por cima dele. Em toda minha vida nunca vi temporal igual.”

Apesar dos danos causados, a família, que também trabalha com a criação de suínos, possui seguro o que deve minimizar os custos para a reconstrução do aviário. Na manhã desta quarta-feira (9), vizinhos e amigos fizeram uma força-tarefa para ajudar a família a recolher os rastros deixados pelo temporal. Ninguém foi atingido ou ficou ferido.

Vítimas em Pinhalzinho

Em Pinhalzinho, quatro pessoas ficaram feridas após caírem de uma altura de cerca de 30 metros por volta das 16h55. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas trabalhavam em uma estrutura que desabou por causa do vendaval.

De acordo com os bombeiros, um guindaste realizava os serviços de colocação de estrutura metálica em uma cooperativa no momento do acidente. As vítimas estavam presas com cintos de segurança quando o vendaval atingiu a região e a estrutura colapsou, causando a queda dos trabalhadores e da estrutura.

Alerta de novo temporal

Um novo alerta para temporais com risco de deslizamentos foi emitido pela Defesa Civil nesta quarta-feira (9). O calor combinado à umidade deve provocar chuva intensa em algumas regiões, entre a tarde e a noite.

Segundo o órgão estadual são esperados raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente do Oeste ao Litoral Sul e no Alto Vale do Itajaí. O risco para ocorrências associadas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado nas áreas em amarelo do mapa abaixo. Na área em verde o risco é baixo.

Dos Planaltos ao Extremo-Oeste o calor combinado à umidade elevada favorece à formação de áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite. O calor se mantém, com temperaturas máximas próximas a 30°C em todo o Estado e superando os 35°C  no Oeste.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp