A passagem de uma nova frente fria, combinada com instabilidades em vários níveis da atmosfera, e ao fluxo de umidade vindo da Amazônia, vão deixar quase todo o Estado em alerta entre esta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12. De acordo com a Defesa Civil, há condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir em forma de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.
Temporais já iniciaram
A chuva iniciou na madrugada desta sexta-feira pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se deslocando em direção ao restante do estado ao longo do dia e perdendo força entre o final da tarde e a noite, quando as instabilidades se deslocam em direção ao oceano.
Na madrugada do sábado (12) um novo pulso de instabilidade avança em direção ao estado, retomando as chuvas, que novamente voltam a ocorrer iniciando pelas mesmas áreas supracitadas e que devem perder intensidade novamente entre o final da tarde e a noite de sábado.
Ainda, associadas aos temporais, são esperadas rajadas de vento moderadas, entre 45 e 70 km/h, podendo pontualmente ultrapassar estes valores. O risco associado a ocorrências como queda de árvores e de postes de energia, destelhamentos, queda de granizo e alagamentos pontuais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Leia mais: Casas são invadidas por enxurrada após temporal