A presença de uma massa de ar quente e úmido sobre boa parte do Sul do Brasil resultou em forte calor na tarde desta terça-feira, 10. Na maioria das regiões catarinenses a máxima ultrapassou a casa dos 30°C.
Em Caçador, os termômetros marcaram 30,2º C. A sensação de mais calor do que o normal é em função da elevada umidade relativa do ar, que deixa a sensação de ar abafado (confira na tabela abaixo as temperaturas no Estado).
Previsão
Nesta quarta-feira e quinta, o forte calor e a umidade favorecem pancadas de chuva de verão no período da tarde e noite em SC, mal distribuídas e passageiras, acompanhadas de raios e temporais isolados com granizo.
Na sexta-feira, início de carnaval, a previsão é de tempo mais instável com pancadas de chuva em SC, no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria, que aumenta o risco de temporais com chuva forte, ventania e granizo isolado. O acumulado de chuva varia de 30 a 50 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mm e risco de alagamentos.
No sábado ainda há chance de chuva moderada a forte na madrugada, especialmente no setor norte, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao sul. O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média, com pontuais de 70 mm, especialmente no Litoral Norte. No domingo a chuva diminui e retornam as pancadas de verão, que se mantém nos dias seguintes. A temperatura diminui.
Temperatura máxima registrada em Santa Catarina (07h do dia 10/02/2015 até às 07h do dia 11/02/2015)
|
Região |
Cidade |
Máxima(°C) |
|
Planalto Norte |
Major Vieira |
30.6 |
|
|
Rio Negrinho |
31.4 |
|
Planalto Sul |
Lages |
28.8 |
|
|
São Joaquim |
26.1 |
|
|
Urupema |
23.0 |
|
Oeste |
Chapecó |
32.0 |
|
|
São Miguel DOeste |
31.7 |
|
|
Xanxerê |
29.6 |
|
Meio Oeste e Vale do Rio do Peixe |
Caçador |
30.2 |
|
|
Campo Belo do Sul |
31.6 |
|
|
Joaçaba |
31.3 |
|
Litoral Sul |
Siderópolis |
34.5 |
|
|
Criciúma |
35.5 |
|
|
Urussanga |
35.8 |
|
Litoral Norte e Médio Vale |
Indaial |
35.2 |
|
|
Jaraguá do Sul |
34.6 |
|
|
Joinville |
35.4 |
|
Grande Florianópolis |
Florianópolis |
31.7 |
|
|
Major Gercino |
31.1 |
|
|
São José |
31.2 |
|
Alto Vale do Itajaí |
José Boiteux |
35.3 |
|
|
Lontras |
34.9 |
|
|
Rio do Campo |
31.5 |








