Notícias de Caçador e Região

‘Temos empilhamento de pessoas na emergência’, diz médico do HRSP, que faz campanha por doações

O município de Xanxerê enfrenta um colapso no sistema de saúde, a exemplo de todo o Oeste de Santa Catarina, por conta da gravidade da pandemia de coronavírus. Um decreto com novas medidas foi emitido pela administração municipal na noite desta quarta-feira, dia 24, suspendendo as atividades do comércio, indústria e prestação de serviço.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o prefeito Oscar Martarello demonstrou extrema preocupação com a realidade. “Não há mais condições de suportarmos de forma isolada essa situação. Temos que ter um apoio conjunto de todas as autoridades. Vamos começar a perder pacientes na porta do hospital, dentro de ambulâncias ou até mesmo em suas casas”, expressou.

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), que além de Xanxerê atende pacientes de toda a região, está superlotado, com pacientes aguardando leitos em poltronas e corredores da unidade. “A situação é desesperadora. Pessoas estão morrendo uma atrás da outra, e não estou exagerando, basta vocês levantarem os números dos últimos dias”, disse o médico Vinicius De Moraes. Xanxerê registrou três mortes por Covid-19 em menos de 24 horas.

“Temos um empilhamento de pessoas na emergência do Hospital São Paulo. Não temos mais condições técnicas de atender pessoas, e nada do que eu fale pra vocês vai conseguir demonstrar realmente o que está acontecendo ali dentro. Aquela história de escolher quem vai ter a opção de ser intubado ou não, escolher quem vai sobreviver ou não, não é uma realidade da Itália, ela é uma realidade que já está acontecendo”, lamentou.

Segundo o médico, até a tarde desta quarta-feira, 25 pacientes estavam aguardando leitos de UTI. Do total, oito já estavam intubados. “Temos 17 pacientes que potencialmente precisarão ser intubados nas próximas horas e nós temos dois ventiladores. Temos livres nesse momento somente quatro pontos de oxigênio. Os pacientes estão aguardando leitos de UTI muitas vezes sentados em poltronas”, informou.

Campanha por doações

O HRSP emitiu na manhã desta quinta-feira, dia 25, um comunicado informando sobre uma campanha para arrecadar materiais voltados ao atendimento e proteção das equipes. A unidade informou que também está prevendo a falta de utensílios para realizar os atendimentos dos pacientes.

Depósitos podem ser feitos através da conta bancária abaixo:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0701

Conta corrente: 1948-3

Operação: 003

Associação Educacional e Caritativa

CNPJ: 89.428.734/0022-04

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.