Search
Close this search box.

‘Temos empilhamento de pessoas na emergência’, diz médico do HRSP, que faz campanha por doações

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O município de Xanxerê enfrenta um colapso no sistema de saúde, a exemplo de todo o Oeste de Santa Catarina, por conta da gravidade da pandemia de coronavírus. Um decreto com novas medidas foi emitido pela administração municipal na noite desta quarta-feira, dia 24, suspendendo as atividades do comércio, indústria e prestação de serviço.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o prefeito Oscar Martarello demonstrou extrema preocupação com a realidade. “Não há mais condições de suportarmos de forma isolada essa situação. Temos que ter um apoio conjunto de todas as autoridades. Vamos começar a perder pacientes na porta do hospital, dentro de ambulâncias ou até mesmo em suas casas”, expressou.

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), que além de Xanxerê atende pacientes de toda a região, está superlotado, com pacientes aguardando leitos em poltronas e corredores da unidade. “A situação é desesperadora. Pessoas estão morrendo uma atrás da outra, e não estou exagerando, basta vocês levantarem os números dos últimos dias”, disse o médico Vinicius De Moraes. Xanxerê registrou três mortes por Covid-19 em menos de 24 horas.

“Temos um empilhamento de pessoas na emergência do Hospital São Paulo. Não temos mais condições técnicas de atender pessoas, e nada do que eu fale pra vocês vai conseguir demonstrar realmente o que está acontecendo ali dentro. Aquela história de escolher quem vai ter a opção de ser intubado ou não, escolher quem vai sobreviver ou não, não é uma realidade da Itália, ela é uma realidade que já está acontecendo”, lamentou.

Segundo o médico, até a tarde desta quarta-feira, 25 pacientes estavam aguardando leitos de UTI. Do total, oito já estavam intubados. “Temos 17 pacientes que potencialmente precisarão ser intubados nas próximas horas e nós temos dois ventiladores. Temos livres nesse momento somente quatro pontos de oxigênio. Os pacientes estão aguardando leitos de UTI muitas vezes sentados em poltronas”, informou.

Campanha por doações

O HRSP emitiu na manhã desta quinta-feira, dia 25, um comunicado informando sobre uma campanha para arrecadar materiais voltados ao atendimento e proteção das equipes. A unidade informou que também está prevendo a falta de utensílios para realizar os atendimentos dos pacientes.

Depósitos podem ser feitos através da conta bancária abaixo:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0701

Conta corrente: 1948-3

Operação: 003

Associação Educacional e Caritativa

CNPJ: 89.428.734/0022-04

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp