Tema da redação do Enem 2021 aborda cidadania: ‘Invisibilidade e registro civil’

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O tema da redação do Enem 2021 é ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. O exame começou às 13h30min deste domingo (21). O conteúdo foi divulgado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nas redes sociais às 13h50min.

Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo e uma proposta de intervenção sobre o tema. No ano passado, o tema havia sido “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Além da redação, os candidatos também fazem hoje as provas de ciências humanas e Linguagens. Eles terão 5 horas e meia para fazer a redação e responder a 90 questões objetivas. No próximo domingo (28), os candidatos fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O tema da redação deste ano foi elogiado por educadores. Para eles, é positivo que, mesmo com as denúncias de interferência, a prova mantenha o padrão de abordar questões sobre direitos humanos.

Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, diz ser satisfatório que a redação proponha esse tipo de discussão.

– É um tema bastante pertinente já que muitas pessoas no país ainda não conseguem ter acesso a registro civil, um direito tão básico, mas que não é garantido a todos. É uma excelente discussão para ser proposta à juventude do Brasil – apontou.

 

Com informações – NSC Total

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp