Notícias de Caçador e Região

Tecnologia disponível em site pode prever geadas em SC com maior antecedência; entenda

A Epagri/Ciram aprimorou uma tecnologia em seu site que disponibiliza a previsão de ocorrências de geadas para os próximos cinco dias em Santa Catarina. A ferramenta disponível no Estado é a mais completa do país, sendo a única a oferecer a previsão para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.

A ferramenta indica a ocorrência de geada em Santa Catarina nesta quinta-feira (13), especialmente no planalto Sul. A partir de sexta-feira (14), a probabilidade é que a condição perca a força, mas ocorra até domingo (16).

Minimizando perdas no campo

A previsão de geada para cinco dias atende as demandas dos agricultores catarinenses, que assim podem se programar para minimizar os prejuízos causados pelas geadas nas lavouras.

Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, e que sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à ocorrência.
Massignam explica ainda que uma geada que aconteça muito cedo ou muito tarde durante o ano pode afetar de maneiras diferentes os diferentes tipos de plantios no Estado.

“O feijão é muito suscetível à geada, já o milho resiste um pouco mais”, exemplifica.
Por isso, a ferramenta desenvolvida pela Epagri/Ciram traz um guia do usuário que, entre outras informações, enumera as principais medidas que podem ser adotadas para minimizar perdas: ensacamento de frutos e a antecipação da colheita (caso da banana); aplicação de irrigação de fumaça e de aminoácidos para a fruticultura; atraso no transplante de mudas para o maracujá e cobertura de mudas com lonas ou palha na produção de hortaliças são algumas delas.

O projeto de aprimoramento da ferramenta segue até o segundo semestre de 2022. Até lá, serão implementadas melhorias para aumentar a precisão da previsão. Para o usuário, o produto continuará o mesmo, mas haverá evoluções na qualidade da informação oferecida.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.