Um dia após o primeiro turno das eleições, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria de 560 boletins de urna e não encontrou falhas. Os votos dos eleitores para presidente, governador e senador foram conferidos durante a auditoria e todos os dados bateram com os divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A primeira análise foi encerrada na segunda-feira (3), um dia após a votação. Os boletins de urnas são documentos com dados da votação naquela urna. As informações são enviadas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) nos estados e no Distrito Federal e repassados ao TSE por meio de uma rede restrita.
Neste ano, além da tradicional auditoria nas semanas seguintes da eleição, o TCU optou por fazer uma checagem em tempo real. Uma auditoria maior, que avalia 4.161 boletins de urnas, deve ser concluída até novembro.
A demora na segunda avaliação ocorre por conta do recebimento dos boletins impressos por correio. Na etapa anterior, o TCU recebeu fotos tiradas dos boletins pelos auditores nos estados.
Com informações ND Mais