Notícias de Caçador e Região

TAQUARA VERDE: BRK amplia reservação e melhora distribuição de água

Garantir acesso à água potável para toda a comunidade caçadorense é o foco das ações e melhorias da BRK em Caçador, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município. Entre os desafios encontrados e assumidos, está o de atender de maneira rápida e eficaz, a comunidade localizada no distrito de Taquara Verde, foco prioritário para a companhia desde 2019, quando assumiu a concessão na cidade.

“Desde o início de operação da BRK percebemos várias limitações no sistema existente para a distribuição de água potável naquela localidade, com problemas nas tubulações, vazamentos recorrentes e principalmente, a baixa capacidade de reservação que impactavam o trabalho e a garantia da entrega de água para a população”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da concessionária.

Estudos foram realizados e alternativas implantadas para minimizar o problema. Entre os agravos, 44% da água potável que saía do reservatório era perdida durante a distribuição devido a vazamentos ocultos.

Foi com esse cenário que a BRK em Caçador iniciou o seu programa de melhorias para a comunidade Taquara Verde, como a instalação de mais reserva de água tratada, dobrando a capacidade de armazenagem de água potável. “Isso minimiza a falta do recurso em horários críticos de consumo”, comenta Pimentel.

Uso de geofone facilita a procura por vazamentos ocultos

Além disso, constantemente a BRK realiza a manutenção dos vazamentos aparentes e possui um programa de identificação de vazamentos ocultos, em que uma equipe capacitada em identificar esse problema trabalha no período noturno, com equipamentos que identificam o som da água através do solo. O resultado disso tudo é o ótimo índice de perdas de água da localidade que hoje fica na faixa dos 20%.

Teste no monitoramento é realizado

Neste final de semana, a BRK em Caçador realizou mais um teste no monitoramento dos reservatórios em Taquara Verde. Na Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada no bairro Santa Catarina, a equipe visualiza os níveis de armazenagem de água em tempo real e consegue agir de maneira mais rápida caso haja algum problema.

“Anteriormente, para termos acesso a alguma informação sobre problemas no abastecimento de Taquara Verde, era necessário que algum morador nos procurasse para avisar. Até deslocarmos um funcionário, realizarmos o estudo, evidenciarmos que o problema estava relacionado ao reservatório, perdíamos muito tempo e isso impactava diretamente no atendimento e satisfação dos nossos clientes. Hoje visualizamos instantaneamente as condições de reservação e reagimos de maneira rápida para solucionar qualquer problema”, acrescenta Guilherme.

Essa tecnologia foi implantada para acompanhamento em Caçador ainda no primeiro ano de atividade da concessionária e foi ampliada para melhor atender a Taquara Verde.

A moradora do distrito, Elena de Meira, que há 37 anos reside na localidade, relata que em outros períodos a falta de água era constante. “Já chegamos a ficar 20 dias sem água. Era muito ruim e difícil aquela situação, principalmente porque procurávamos ajuda e demorava demais para ocorrer alguma melhora. Pelo que lembro, a última vez que faltou água aqui em casa foi em 2020”.

Outra boa experiência da moradora é referente a agilidade no atendimento da empresa. “Agora quando a gente liga, a equipe rapidamente aparece para nos atender. O cavalete aqui de casa estava vazando, trocaram. Era domingo, inclusive, e eles estavam aqui trabalhando. Na casa da minha mãe, a mesma coisa. Fizeram uma visita fiscalizando o trabalho, para ter certeza de que o vazamento que existia antes estava arrumado”.

Em situações emergenciais, chame o PIPA

Mesmo preparada para agir com obras de manutenção e equipes técnicas, a BRK em Caçador compreende que a água não pode faltar ao consumidor e adquiriu um caminhão pipa para servir à comunidade. Com capacidade de 15 mil litros, o veículo é destinado aos locais e residências que estão com a distribuição de água comprometida.

“O deslocamento é rápido e atende de maneira ágil o problema de abastecimento. O cidadão não pode ser impactado pela falta de água, que é um serviço essencial, e nós da BRK compreendemos o nosso papel na solução emergencial de abastecimento”, conclui Guilherme.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.