Notícias de Caçador e Região

Sucesso dos vídeos online transforma modo de consumo dos podcasts no Brasil

O podcast é um conteúdo com muita popularidade no Brasil, e sempre foi muito consumido no formato de áudio. Entretanto, nos últimos dois anos, isso se transformou com o crescente sucesso dos conteúdos no modelo de vídeo online. O grande alcance nas redes sociais, seja no YouTube ou no Instagram, por exemplo, acabou transformando o podcast em um programa audiovisual. Atualmente, o público que consome os programas em plataformas voltadas para vídeos é até maior dos que escutam de maneira tradicional

Isso pode ser visto com o sucesso de alguns programas recém-criados, como o Mais que 8 Minutos e o PodPah. Esses dois podcasts possuem um grande público não apenas nas plataformas de streaming de música, mas também no YouTube. No caso do PodPah, são mais de 3 milhões de inscritos no canal e uma média de quase 600 mil visualizações por vídeo. Alguns programas, como a entrevista com o rapper Djonga, passam dos 3 milhões de views e em contagem crescente. Ou seja, a mistura de vídeo online com podcast acabou dando um excelente resultado.

Os programas apenas de áudio já faziam um grande sucesso por aqui. Em Santa Catarina, por exemplo, o governo possui o programa “Fala, Catarinense” para se aproximar e conhecer mais os problemas da região. A iniciativa sempre foi muito elogiada pela população, pois justamente mostra como o órgão público do estado está acompanhando algumas tendências. Talvez, em um futuro próximo, o programa também comece a passar no YouTube.

Todo esse sucesso dos vídeos online é motivado pelo crescimento desse formato nas redes sociais. No ano passado, essas mídias foram usadas até mesmo por Luiz Henrique Mandetta, antigo chefe do Ministério da Saúde, para anunciar a saída do cargo. Ele fez um vídeo explicando os motivos da decisão, algo que é cada vez mais tendência na política brasileira e também de outras partes do mundo. Além da política, os vídeos online também fazem sucesso nas redes sociais com o entretenimento, a educação e vários outros tópicos. O recente êxito do TikTok no Brasil, com mais de 16 milhões de usuários, é uma amostra disso.

Outras adaptações com os vídeos

O sucesso da união entre podcasts e vídeos online é uma fórmula que está ganhando espaço com outros conteúdos. No caso das fotos, os vídeos podem ser usados para criar algo mais dinâmico usando as imagens. O software Picture Video Maker da Invideo, por exemplo, permite ao usuário fazer vídeo com fotos usando diferentes recursos de interatividade. A ferramenta online possui templates personalizáveis, molduras inteligentes, e uma biblioteca com várias opções de músicas para realizar uma montagem única com as fotos. Assim, é possível publicar algo de qualidade nas redes sociais, seja no próprio Instagram ou até mesmo no YouTube.

Enquanto isso, no mundo da música, os vídeos estão ganhando cada vez mais importância na carreira dos artistas. Os cantores de funk buscam no YouTube, principalmente com a popularidade de alguns canais, uma forma de aparecer na mídia e fazer sucesso. O canal KondZilla, com mais de 64 milhões de inscritos, é um bom exemplo para entender a importância dos vídeos online nesta categoria de artistas.

Os vídeos online estão dominando diferentes áreas, e se adaptar a esse movimento é um dos grandes segredos para fazer sucesso na internet. Esses bons números nos canais de podcast no YouTube mostram isso de forma clara, e podem servir de inspiração. Afinal, não param de surgir programas que antes seriam apenas em áudio, mas que agora também contam com um recorte totalmente para o audiovisual e com muito potencial de engajamento.

Veja Também

Comentários estão fechados.