Mais de 50 mil imóveis ficaram sem energia após um incêndio em uma subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) na noite desta sexta-feira (2), segundo os bombeiros, que controlaram as chamas poucos após as 23h. Não há relatos de feridos.
O fogo atingiu a unidade na praia Brava em Itajaí, no Vale, pouco antes das 22h. Ainda na madrugada, os técnicos da Celesc que faziam a recomposição das estruturas, ao percorrem o local, identificaram um artefato lançado sobre a rede de distribuição de média tensão a poucos metros da Subestação.
O objeto lançado sobre a rede causou um curto circuito de alta corrente elétrica que percorreu os condutores até o transformador que incendiou.
Por volta das 23h, o sistema da Celesc informava que havia 53,1 mil unidades consumidoras sem luz por “desligamento acidental”, sendo 27,7 mil imóveis sem luz em Itajaí; 24,7 mil em Balneário Camboriú e mais de 400 em Camboriú, no Litoral Norte. Equipes trabalham no local para restabelecer o fornecimento.
Caminhões com água e espuma foram usados pelos bombeiros e os acessos ao local foram isolados pela Polícia Militar.
“A subestação tem em torno de 25 mil litros de óleos em chamas, um dos principais riscos foi o de explosão por causa do óleo superaquecido”, informou o tenente que comandou a operação de combate as chamas.