Notícias de Caçador e Região

Software para escritório de contabilidade: por que investir?

Vantagens de ter um software para escritório de contabilidade 

Já pensou em utilizar um software para escritório de contabilidade? Se ainda não considerou essa ideia, vamos te mostrar o porquê ele é um aliado indispensável para os contadores!

Isso mesmo. Se você busca uma rotina mais prática, simplificada e processos otimizados, o ERP é a sua melhor opção. Afinal, ele faz tudo isso e muito mais. Para entender mais sobre esse sistema contábil, suas vantagens e o que considerar na hora de escolher o seu, continue a leitura.

O que é um sistema para escritório de contabilidade?

Um software para escritório de contabilidade, conhecido também como ERP, é um sistema que integra todas as áreas de um negócio. Ou seja, é um lugar onde você pode controlar e ter acesso a informações de diversos setores da empresa. 

Para os negócios, isso significa maior produtividade, processos alinhados e gestão mais estratégica. Para os contadores, é maior agilidade, praticidade e facilidade na hora de acessar os dados referentes a obrigações, como a emissão de notas fiscais, acessando tudo em tempo real. 

Um sistema contábil online, como esse, oferece ainda muitas outras funcionalidades, como:

  • Controle contábil e tributário;
  • Integração aos sistemas da Receita Federal e Estadual;
  • Gerenciamento da folha de pagamento e outras obrigações trabalhistas;
  • Controle patrimonial;
  • Entre outras. 

Por isso, esse tipo de software se torna tão importante para as rotinas contábeis. Ele funciona como um programa contábil completo para diminuir o tempo e facilitar a execução de tarefas burocráticas e complexas. 

Vantagens de ter um software para escritório de contabilidade na sua empresa

Quando você conta com um sistema contábil em sua empresa, você consegue integrar todos os departamentos em um só lugar. Com isso, acaba ganhando muitas vantagens que ajudam o negócio a crescer de forma saudável e estratégica. 

Entre as principais, podemos destacar:

  • Maior produtividade – com tarefas automatizadas e dados integrados, você ganha mais tempo em sua rotina, aumentando a produtividade; 
  • Aumenta a carteira de clientes – com mais tempo para focar em outras atividades, você consegue se dedicar mais a captação de clientes;
  • Mais estratégia, menos ação – com a automatização de tarefas, os contadores passam a ter papéis mais consultivos do que operacionais, destacando a importância do profissional;
  • Administração efetiva e transparente – o acesso em tempo real aos dados, a administração das informações se torna mais efetiva e transparente, aumentando a confiança na relação de ambas as partes;
  • Maior controle de prazos – a rotina contábil envolve um controle de prazos bem constante. Com um software para escritório de contabilidade, todas as documentações são entregues dentro prazo, graças a integração dos sistemas;
  • Redução de retrabalho – a necessidade de preencher informações de forma manual é praticamente eliminada, assim, a chance de erros e retrabalho é reduzida, o que torna a rotina ainda mais otimizada!

Com todas essas vantagens, fica claro que um software para escritório de contabilidade é fundamental para os negócios que querem se destacar, crescer e manter a qualidade e excelência nos serviços prestados. 

Orientações ao escolher um sistema para escritório de contabilidade

Por ser um software tão importante, é essencial que você saiba o que considerar na hora de escolher a melhor opção para seu escritório. Afinal, no mercado existem muitas opções e nem todas elas oferecem funcionalidades que supram as necessidades e demandas do dia a dia contábil.

Então, para te ajudar com isso, separamos os principais pontos de atenção que você deve ter na hora de escolher um software para escritório de contabilidade. Confira a seguir!

Consulte a opinião de outros usuários do sistema e profissionais de contabilidade

A opinião de outros usuários é bem importante na hora da decisão. Isso porque eles já possuem experiência com o sistema, suas funcionalidades, vantagens e desvantagens. 

Dessa forma, vale muito a pena conferir o que eles acham do investimento, como foi o processo de implementação e, principalmente, se eles indicam o software. Assim, você pode ter mais segurança e, de certa forma, confiança na hora de contratar. 

Prefira sistemas online

Uma das principais vantagens de se utilizar um software é a facilidade que ele fornece na rotina do escritório. Quando ele é online, isso amplia ainda mais.

Os sistemas online te permitem trabalhar de qualquer lugar e por qualquer dispositivo com conexão à internet. Assim, você consegue executar suas tarefas onde quer que esteja, garantindo as entregas e satisfação dos clientes. 

Escolha um sistema de fácil implementação

Fuja dos sistemas que exigem muitas etapas de implementação. Isso pode demandar um tempo desnecessário, visto que um bom software não precisa de tanta burocracia para funcionar. 

Quanto mais simples for essa fase, maiores as chances de você conseguir executar suas atividades com agilidade.

Veja se as funcionalidades do sistema atendem suas necessidades

Algumas opções de software oferecem muitas funcionalidades, enquanto outros só disponibilizam funções básicas. É importante entender o seu escritório de contabilidade precisa para garantir que o sistema contratado irá atender a todas as suas necessidades.

Assim, você garante que não precisará trocar de sistema ou pagar taxas por funções extras, por exemplo. 

Avalie se tem uma boa equipe de suporte ao cliente

Você, com certeza, sabe a importância de um bom suporte ao cliente. É comum que surjam dúvidas durante o uso do sistema, principalmente no início. Para que isso não atrapalhe o dia a dia e muito menos os processos, é essencial que o software escolhido forneça um suporte ágil e eficiente. 

Assim, além de garantir uma implementação de sucesso, você consegue treinar seus colaboradores para aproveitar da melhor maneira as funcionalidades disponibilizadas. 

Considere o custo-benefício

Desconfie de softwares para escritório de contabilidade com preços muito diferentes dos praticados no mercado. Na maioria das vezes o barato pode sair caro e acabar prejudicando o seu negócio. 

Por isso, além de avaliar tudo o que citamos anteriormente, considere o custo-benefício. Analise se o preço a ser pago compensa diante das funcionalidades escolhidas. 

Verifique a possibilidade de fazer testes gratuitos 

Essa é uma ótima maneira de ter certeza de que está fazendo a escolha certa. Os testes grátis, mesmo que por poucos dias, podem te fornecer uma visão detalhada do sistema ERP e de tudo o que ele oferece. 

Se você puder realizar algum teste gratuito, aproveite. Dessa forma, você terá maior segurança na contratação. 

Opte por um sistema que proporcione segurança e integridade de dados

Com tantos dados gerados e informações pessoais de clientes sendo armazenadas e analisadas, a segurança e integridade de dados é só mais um ponto essencial quando falamos nos softwares contábeis. 

Manter essas informações seguras é importante por diversos motivos: confiabilidade, transparência, reputação e segurança do escritório e dos clientes. Por isso, escolha um sistema que te garanta essa proteção e tire suas dúvidas a respeito das ações que são realizadas para garantir isso. 

Eleve seus processos com qualidade e excelência

Gerenciar um negócio, garantir que tudo seja entregue no prazo, analisar dados, relatórios, emitir notas, entre outras atividades pode demandar muito tempo. Por isso, contar com um software para escritório de contabilidade é fundamental. 

Contudo, é importante fazer uma boa pesquisa antes de fechar a contratação do melhor sistema. Além disso, escolha sempre parceiros confiáveis como a Omie, que além de muita experiência em sistemas de gestão e contabilidade oferecem o melhor atendimento ao cliente para você aproveitar o melhor da tecnologia. Acesse e saiba mais!

Veja Também

Comentários estão fechados.