Notícias de Caçador e Região

Sobe para 76 número de pontos impróprios para banho no litoral de SC

Santa Catarina está com 76 dos 214 pontos em praias e balneários analisados impróprios para banho, conforme o relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em boletim divulgado nesta sexta-feira (20). Com relação ao relatório passado, quando eram 66 pontos impróprios, houve uma piora na balneabilidade.

A listagem completa de balneabilidade está disponível no site da fundação.

Em Florianópolis, a Fatma monitora 75 pontos. Destes, a maior parte está própria, 49, com 26 imprórios. Na segunda semana de janeiro, eram 10 pontos a menos impróprios, somente 15.

Na capital, as praias de Cachoeira do Bom Jesus, Daniela, Joaquina, Lagoinha, Solidão, Jurerê Internacional, Cacupé, Pântano do Sul e Mole estão balneáveis em toda a sua extensão, com todos os pontos analisados próprios. As demais analisadas pela Fatma têm um ou mais pontos impróprios.

Cidades próprias e impróprias 
São José é o único município totalmente impróprio para banho, pelos pontos analisados pela fundação.

Já  Araranguá, Balneário Gaivota, Biguaçu, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna e Balneário Piçarras têm todos os pontos analisados pela Fatma considerados próprios.

Para determinar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes. Após cinco coletas consecutivas, o resultado é obtido. Um ponto só pode ser considerado próprio quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.