Search
Close this search box.

Site dos Correios é alvo de ataque hacker; autores são os mesmos que invadiram o ConecteSUS

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Quem tenta rastrear as entregas feitas pelos Correios tem encontrado dificuldades nesta quinta-feira (23). Um  grupo de hackers que se autodenomina Lapsus$ assumiu a autoria do ataque. Por conta disso, a plataforma e o aplicativo do órgão apresentam instabilidade.

Este é o mesmo grupo criminoso que atacou o site do Ministério da Saúde e derrubou a plataforma ConecteSUS do Ministério da Saúde no início de dezembro.

“Anunciamos um ataque cibernético contra o CORREIOS.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve”, diz a mensagem publicada pelo grupo no Telegram.

Em nota, os Correios confirmaram que a plataforma está instável. Também apontaram que “não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados. Os Correios reafirmam a segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes”.

Em outro trecho, a estatal afirma: “já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível”. No entanto, não houve confirmação de que a instabilidade foi provocada por um ataque criminoso.

Pedido de resgate

Em mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas – um tipo de ataque denominado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna inacessíveis os dados desse sistema, geralmente por meio de criptografia.

O grupo Lapsus$ também reivindicou a autoria dos ataques cibernéticos ao Ministério da Saúde, Polícia Federal, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Ministério da Economia.

A assessoria de imprensa dos Correios disse que investiga a origem da instabilidade no site, mas não confirmou o ataque dos hackers. De acordo com a assessoria, não houve sequestro de dados nem perda de informações.

Com informações Portal R7 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp