Search
Close this search box.

Serviço Florestal Brasileiro lança relatório inédito do Inventário Florestal Nacional no Município de Caçador 

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

As informações coletadas pelo Serviço Florestal Brasileiro servirão para a construção de políticas públicas municipais para a gestão de suas florestas. O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, lança, no próximo dia 24, o relatório do Inventário Florestal Nacional do município de Caçador, em Santa Catarina. É a primeira experiência de levantamento do Inventário em nível municipal. Hoje, o IFN está concluído em 17 unidades da federação, além da experiência na Terra Indígena Mangueirinha, PR. 

No município de Caçador, o IFN foi implementado por meio de parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. O Inventário Florestal Nacional (IFN) é um dos principais levantamentos realizados pelo governo federal – através do Serviço Florestal Brasileiro – para gerar informações sobre os recursos florestais brasileiros. 

Além de disponibilizar para toda a sociedade dados sobre a situação das florestas brasileiras, as informações produzidas servem principalmente para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação, manejo e conservação dos recursos florestais. 

Em Caçador, é um levantamento cuidadoso de dados sobre a qualidade e a situação das florestas no município, realizado por especialistas em 46 unidades amostrais. Além da análise da cobertura florestal, o inventário traz informações sobre aspectos biofísicos das florestas e socioambientais do município, que abriga grandes áreas de floresta natural e plantada. No IFN- Caçador, ao total, foram medidos 8.238 indivíduos entre árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras. 

A cobertura florestal de Caçador é de aproximadamente 71.031 hectares, o que equivale a 72% do território do município. A saúde e vitalidade das florestas, a biodiversidade, espécies existentes e ameaçadas, quantitativos de biomassa e carbono em estoque nas florestas naturais e plantadas, fazem parte do conteúdo do relatório, que oferece um conjunto de referências que contribuem para melhor conhecimento e gestão das florestas e o uso dos recursos extrativistas pela população, assim como para a realização de projetos e políticas públicas que envolvam o uso, a conservação, a recuperação e manejo das florestas. 

O relatório será lançado no Auditório do CREA-SC – Inspetoria de Caçador, R. Fernando Machado, 131, Centro, Caçador, em cerimônia que terá início às 9h, com encerramento marcado para as 10h15. 

Serviço: 

Data: 24/06/2019 

Hora: 9h00 

Local: Auditório do CREA-SC – Inspetoria de Caçador 

  1. Fernando Machado, 131, Centro, Caçador.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp