Notícias de Caçador e Região

Serra de SC amanhece com a paisagem ‘branquinha’ e geada bate recorde em novembro

A Serra catarinense amanheceu com os campos cobertos de gelo nesta quinta-feira (17). Somente no mês de novembro foram registrados 11 dias com geadas no Estado. Durante o ano, as geadas marcaram presença em 137 dias, batendo recorde deste fenômeno em Santa Catarina.

O meteorologista Piter Scheuer explica que essa condição está associada ao fenômeno da La Niña. Esse fenômeno climático resfria as águas do oceano pacífico equatorial e mantém massas de ar frio aprisionadas por um período prolongado no Polo Sul e, devido a isso, há uma compensação climática.

Ainda segundo Piter, em julho deste ano houve duas ondas de calor fora de época, desta forma, a atmosfera visa estar em constante equilíbrio e está liberando as massas de ar frio nesta época do ano trazendo uma sensação de inverno fora de época.

Graus negativos

Na cidade de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, os termômetros nesta manhã de quinta-feira registraram a temperatura mais baixa do mês de novembro, por volta das 5h30, a temperatura estava por volta dos -2,4ºC .

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.