Notícias de Caçador e Região

SENAI de SC alcança terceira posição na Olimpíada do Conhecimento 2016

O SENAI de Santa Catarina obteve duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze na Olimpíada do Conhecimento 2016, torneio de educação profissional encerrado neste domingo (13), em Brasília. Com as conquistas, a entidade, que integra a FIESC, ficou na terceira colocação no ranking geral do evento.

A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o país. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação. Mais de 20 estudantes, professores e pesquisadores do SENAI e do SESI catarinenses que participaram receberam algum tipo de premiação.

unnamed

Nos desafios individuais, alunos do SENAI de Chapecó ficaram com o ouro em eletricidade predial e prata em revestimento cerâmico, construção de alvenaria e soluções de softwares para negócios.

Da mesma unidade, o grupo que propôs e desenvolveu um aplicativo de dispositivos móveis para auxiliar na coleta de lixo reciclável conquistou a prata nos desafios por equipe.

Na Mostra Inova SENAI, Santa Catarina conquistou o segundo lugar em Processos Inovadores (Criciúma) e o terceiro em Produtos Inovadores (Chapecó). O projeto vice-campeão é um filtro cerâmico para fundição de ferro ou alumínio e que é produzido com areia de fundição e lodo de anodização de alumínio, rejeitos do mesmo processo e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. O projeto que ficou na terceira colocação  é o sorvete no qual a gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado.

Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), estudantes catarinenses ficaram com o ouro no curso técnico em Logística (Itajaí), prata em eletrotécnica (Chapecó) e bronze no técnico em edificações (Balneário Camboriú). Na competição para pessoas com deficiência (PCD), aluno de Rio do Sul ficou em terceiro em costura. No SAEP, foram realizadas provas individuais, com alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o Brasil.

Na sexta-feira, o SESI de Joinville havia conquistado o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contraturno, realizam curso de robótica no SESI.

Clique aqui para mais informações sobre os diversos eventos e a participação catarinense e aqui para ver a cobertura fotográfica completa da participação catarinense na Olimpíada do Conhecimento 2016.

wpp

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.