Notícias de Caçador e Região

SENAI Caçador envolve alunos em projeto de kart elétrico

A FIESC Regional Centro-Norte está participando do SENAI Challenge com o projeto de fabricação de um kart elétrico. Estão participando do desafio alunos das unidades do SENAI de Caçador, Videira e Canoinhas.

KART EQUIPE (1)

O SENAI CHALLENGE é um torneio envolvendo estudantes dos Cursos Técnicos do SENAI/SC, que vivenciam situações reais da Indústria, realizadas de acordo com o projeto do curso. Os estudantes das turmas participantes estão desenvolvendo projetos relacionados aos desafios propostos, onde os melhores serão selecionados para participar de uma competição em um evento final em Florianópolis.

KART1 (1)

Em Caçador, um total de 28 alunos e mais quatro professores estão trabalhando no projeto do kart elétrico, que consiste na construção de um veículo kart tripulado que deverá receber um kit elétrico padrão (motor, controlador e bateria). A partir de um cronograma de ações e de itens que devem ser cumpridos, os estudantes aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

KART5 (1)

O professor Juliano Vieira, coordenador do projeto no SENAI de Caçador explica que o projeto é bastante complexo, já que o kart precisa ser fabricado praticamente do zero. Somente o motor e as baterias vêm prontos. Todo o restante das peças precisa ser desenvolvido na unidade pelos estudantes.

KART11 (1)

A Unidade do SENAI de Caçador está finalizando a parte de análise de viabilidade técnica do projeto, um dos cinco itens avaliados. Algumas peças já estão sendo organizadas e a montagem do kart deve começar no segundo semestre. A intenção é apresentar o veículo finalizado no Mundo SENAI 2016.

O projeto do kart do SENAI de Caçador conta com o apoio das empresas: Transpower, JMotoSports, TMO e Fezer.

KART6 (1)

Saiba mais

Em 2016 o SENAI Challenge terá três desafios, relacionados aos Cursos Técnicos:

Kart Elétrico: construção de um veículo kart tripulado que deverá receber um kit elétrico padrão (motor, controlador e bateria).

Robótica Móvel: desenvolvimento de um robô autônomo que irá percorrer um circuito com obstáculos.

Soluções Digitais: produção de projetos de softwares sobre o tema sustentabilidade para ambientes industriais ou residenciais.

Os projetos premiados serão divulgados ao final do evento, quando acontecerá a cerimônia de premiação. Serão premiados com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada desafio. As equipes que atenderem a todos os Critérios de Avaliação obrigatórios receberão um certificado de excelência técnica do SENAI/SC.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.