Segundo período de matrículas nas escolas estaduais começa nesta quarta-feira em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Em 2022, o período de matrículas foi dividido em duas partes, sendo a primeira online, e a segunda presencial nas unidades de ensino

O segundo período de matrículas para os novos alunos da rede de ensino de Santa Catarina começaram nesta quarta-feira (26), às 8h, de forma online, e deve permanecer aberto até às 23h59 da próxima sexta-feira (28), segundo informações da Secretaria de Estado da Educação. O procedimento deve ser feito através deste link, pelos pais ou responsáveis dos alunos.

As vagas são remanescentes da primeira fase de matrículas, realizada em dezembro de 2021. Os interessados precisam acessar o portal de matrículas e preencher a ficha cadastral com os dados pessoais tanto do aluno quanto do responsável.

Na ficha também deve ser indicada a unidade de ensino em que os pais desejam inscrever seus filhos(as). No final do processo, um protocolo é liberado, para acompanhar a continuidade do requerimento da vaga.

Para os responsáveis que ainda possuem dúvidas, um vídeo tutorial foi divulgado pelo governo, mostrando todos os passos do procedimento.

Matrículas presenciais

As famílias que não possuem acesso à internet podem realizar a matrícula diretamente nas escolas estaduais, que estarão disponibilizando computadores e um profissional para auxiliar no cadastro. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

O horário para a realização da matrícula, nesse caso, será durante o período de funcionamento da escola escolhida.

Procedimentos

A matrícula, neste ano, será dividida em duas etapas. Primeiramente, a online, conforme explicado acima. Na sequência, as redes de ensino irão decidir pela aprovação de entrada do aluno ou não no colégio.

O critério utilizado será a comprovação de que o estudante more até três quilômetros longe da rede de ensino. Caso não haja mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula na escola mais próxima de suas residências.

Por fim, os pais ou responsáveis deverão comparecer de maneira presencial nas escolas, no próximo dia 31 de janeiro, para efetivar a matrícula.

Nesse dia, os seguintes documentos devem ser entregues na unidade de ensino, junto com o protocolo da primeira etapa da matrícula:

– Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;

– Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);

– Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante estava frequentando em 2021;

– Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores à matrícula);

– uma foto 3×4;

– Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);

– Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.

Retorno às aulas

O período letivo na rede de ensino estadual em Santa Catarina em 2022 está marcad0 para o dia 7 de fevereiro. Entretanto, os professores iniciam suas atividades ainda no dia 3 de fevereiro, a fim de realizar o planejamento pedagógico do ano.

O calendário completo das atividades de ensino em 2022 pode ser conferido através desse link.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp