Notícias de Caçador e Região

Secretário de Agricultura participa de curso em Florianópolis

O secretário municipal de Agricultura, Tiago Borga, com apoio do Sindicato Rural de Caçador, esteve em Florianópolis na quarta-feira (23) para participar de curso promovido pela Confederação Nacional de Agricultura, com o tema Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

A ABC está baseada em métodos de produção e tecnologias de elevado grau de sustentabilidade, tais como: sistemas integrados (agropastoril, silvipastoril, silviagrícola e agrossilvipastoril); sistemas de baixa movimentação do solo, como plantio direto; e tecnologias que promovam a substituição de insumos de alta capacidade emissora de GEEs, a exemplo do uso da fixação biológica de nitrogênio, em substituição ao uso de nitrogênio químico, e da melhoria da qualidade das pastagens e/ou do uso de produtos na alimentação animal, que diminuam a emissão de gás metano pelo bovinos, ovinos e caprinos, assim como o tratamento dos resíduos de dejetos animais.

Borga explica que no Brasil a pretensão é reduzir em até 40% a emissão de carbono até o ano de 2050, e o agricultor que fizer esta redução e comprovar por meio de um projeto técnico ao Banco do Brasil, poderá ter financiamento para continuidade da atividade ou nova atividade, com juro de 5% ao ano. Mas este projeto só é válido para agricultores que não estejam inseridos no Pronaf. “O programa apresenta seis linhas de financiamento. No curso aprendemos a elaborar os projetos com o agricultor e também saber as normas para quem pode ingressar”, explica o secretário.

Linhas de financiamento para:

– Plantio direto na palha;

– Recuperação de áreas degradadas (apps, beiras de rios, açudes, nascentes e córregos) e também recuperação de pastagens degradadas.

– Iniciativas como integração entre lavoura, pecuária e floresta;

– Plantio de florestas comerciais (pinus e eucalipto);

– Fixação biológica de nitrogênio;

– Tratamento de resíduos animais;

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.