Notícias de Caçador e Região

Secretaria de Saúde realiza nova etapa de matriciamento

Na segunda (9) e terça-feira (10) a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Programa de Saúde Mental e Centro de Assistência Psicossocial (Caps II) promoveu, na Casa da Cultura mais uma etapa do matriciamento com os funcionários dos programas Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS). O matriciamento consiste em uma forma de orientação teórica e prática permanente, para que os profissionais destes programas possam realizar o atendimento às pessoas com transtornos mentais leves.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Mental e do Caps II, Valdicleia Ferreira, este matriciamento ocorre todos os meses, para que os profissionais recebam uma capacitação constante sobre os assuntos relacionados. “Segundo o Ministério da Saúde os transtornos mentais leves podem e devem ser atendidos pela atenção básica de saúde. Com isso os profissionais destes programas estão recebendo um aporte teórico e prático para poderem realizar este trabalho nas Unidades Básicas de Saúde de cada localidade”, ressalta Valdicleia.

Este trabalho de atenção básica aos transtornos mentais leves terá início no mês de outubro, sendo que até lá as equipes receberão todas as orientações necessárias. “No matriciamento os profissionais recebem a definição de cada área da saúde mental e assistência social para que as dúvidas existentes sejam esclarecidas e novos conhecimentos possam ser adquiridos, buscando formar equipes que possam atender as pessoas que apresentem depressão, transtornos de ansiedade, entre outros transtornos mentais considerados leves”, completa. 

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.