O dia 19 de janeiro de 2021 irá ficar marcado na história de Caçador. Um dia para comemorar a esperança de dias melhores, quando chegaram as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. São 490 pessoas que serão imunizadas neste primeiro momento, sendo a maioria, profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia.
Segundo o secretário Roberto Marton, os primeiros vacinados serão quatro profissionais da saúde, sendo um da UTI do Maicé, um da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um profissional da saúde básica e por fim, um da Casa Lar dos Idosos.
Neste primeiro lote, 463 profissionais da saúde serão imunizados. Todos eles atuam diretamente com pacientes com Covid, incluindo equipes do Samu. Nenhuma pessoa que integra a Secretaria da Saúde ou qualquer outro órgão será vacinado neste primeiro momento, ficando exclusivamente para equipes de saúde.
A vacinação inicia às 8h desta quarta-feira, 20, e a ideia é no máximo dois dias vacinar todas as 490 pessoas. Em 15 dias, elas receberão a segunda dose do imunizante.
“Sabemos que são poucas doses nesta primeira etapa e, por isso, precisamos dar prioridade para aqueles profissionais que estão atuando diretamente com o risco de contrair a doença. Para se ter uma ideia, os profissionais que atuam na área administrativa da Secretaria de Saúde não irão receber”, completou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Celio Becker.
Na regional de Saúde, por ser o maior, Caçador foi o município que mais recebeu doses, seguido de Curitibanos e, Videira.
Por conta do cadastro das doses da vacina, a aplicação inicia nesta quarta-feira, 20, em Caçador. Equipes da Saúde irão até os locais para fazer uma vacinação itinerante. “Estamos seguindo todos os protocolos definidos pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde com relação aos públicos prioritários. Nossa expectativa é que até quinta todas as doses desta primeira etapa estejam aplicadas. E, aguardamos ansiosos e confiantes para as próximas etapas, para que, aos poucos, possamos prosseguir com a imunização de toda a população”, finalizou o vice-prefeito, Alencar Mendes.
Confira a entrevista coletiva do recebimento das vacinas: