Search
Close this search box.

Secretaria de Agricultura oferece vários serviços através do programa Porteira Adentro

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O programa Porteira Adentro é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Prefeitura de Caçador. Através dele, serviços de trator de pneu, escavadeira hidráulica e retroescavadeira são oferecidos a agricultores, com preços acessíveis.

Lançado em agosto de 2017, o programa já contemplou moradores de seis comunidades sendo 71 propriedades atendidas, somando um total de 746 horas-máquina trabalhadas.

As comunidades que já receberam os serviços foram: Cerro Branco, Benjamin Constant, Santana, Criminácio e Canalle. A próxima comunidade a ser beneficiada é a Caixa D’água.

Cada propriedade tem direito de até 30 horas-máquina em ações como a limpeza e manutenção da margem das estradas.

“Muitos trabalhos podem ser realizados. Desde serviço de plantio, retirada de pedras, até reformas em açudes e manutenção de estradas internas”, comenta a secretária de Agricultura Cristiane Driessen.

O cronograma das máquinas é feito após as inscrições terem sido concluídas. Para isso, os moradores são convidados, pela equipe da Secretaria de Agricultura, para participar de uma reunião, na própria comunidade, onde são passadas todas as informações referentes aos serviços e horas e as máquinas, de modo a despertar o interesse nos moradores.

Depois disso, quem desejar deve ir até a sede da Agricultura efetuar o cadastro. Como pré-requisito o cidadão precisa ter a nota de produtor, e no mínimo dois anos de movimentação na propriedade rural.

Os trabalhos são realizados por região, pois a proximidade entre as propriedades diminui os custos.

“Esse programa foi uma forma que encontramos de auxiliar o produtor rural nas atividades em que ele mais precisa” afirma Cristiane.

Confira os itens que podem gerar descontos nas horas-máquina:

20% se o proprietário tiver emitido nota fiscal nos últimos dois anos;

20% se às margens da estrada estiverem roçadas;

20% se o agricultor obter a DAP(declaração de aptidão ao Pronaf);

10% se as valas de escoamento de águas pluviais estiverem limpas.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp