Notícias de Caçador e Região

Secagem da madeira é uma operação de grande importância na indústria

Dentre os diversos materiais usados pelo homem, a madeira ganha maior destaque devido às suas propriedades físicas e mecânicas que permitem sua utilização em uma variada gama de aplicações e ambientes. No entanto, a madeira costuma sofrer alterações em função do seu teor de umidade. A secagem correta da madeira é fundamental antes de seu uso no processo industrial.

A secagem é considerada uma operação de grande importância na manufatura de produtos, garantindo melhor padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final.

E o profissional habilitado na área de secagem de madeira é muito requisitado.

Ciente desta necessidade, a FIESC, por meio do SESI e do SENAI, e em parceria com a CPM Suporte e Marrari realizaram em Caçador, recentemente, um curso de Secagem de madeira, contemplando o pilar de Qualificação Profissional do Tratado de Excelência para Indústria da Madeira (TEM).

Cerca de 60 pessoas participaram do treinamento, em aulas presenciais e online. O curso encerrou dia 02 de setembro, com uma visita técnica na empresa Temasa, onde foi visto na prática tudo que foi repassado no curso.

O colaborador da empresa Sincol e professor no SENAI, Adriano Tumiski atua na área de secagem de madeira há 24 anos. Ele participou do curso e afirmou que apesar de toda a sua experiência na área, aprendeu muito.

Adriano explica que a secagem da madeira representa uma etapa importante em todo processo realizado na indústria da madeira e por isso merece especial atenção. “A secagem de madeira é um segmento diferenciado. Você precisa ter conhecimento teórico, prático, precisa conhecer bem o equipamento usado para o processo. Se a retirada da umidade for bem realizada, a indústria se beneficiará das suas diversas vantagens, caso contrário diversos problemas podem danificar a matéria prima. Eu participei do curso, pude contribuir e compartilhar minha experiência e também aprendi coisas novas. Foi um curso de grande importância. O Juan que ministrou o curso é um grande profissional da área”, comenta.

A iniciativa do curso foi muito elogiada pelo profissional. Segundo ele, a capacitação na área é necessária sempre. “Existe a necessidade de mão de obra qualificada para a secagem de madeira. Os processos são aperfeiçoados, existem novidades que precisam chegar até as pessoas que atuam e existe um campo muito vasto para quem quer atuar nesta área tão importante na indústria de base florestal”, completa.

O professor do SENAI, Rogério Amantino Marinho de Melo também participou do curso de secagem de madeira e agradeceu muito a oportunidade. Ele conta que vai colocar em prática os conhecimentos adquiridos e compartilhar as informações com os alunos dos cursos técnicos. “Existe muita técnica em todo o processo de secagem de madeira. A secagem é uma das etapas mais importantes do beneficiamento e industrialização da madeira serrada, sendo determinante para a qualidade do produto final”, reforça.

Veja Também

Comentários estão fechados.