Notícia Hoje

Sebrae apresenta resultados do Projeto Revitalização dos Setores Produtivos de Caçador

O Sebrae realizou no dia 1º de dezembro, no espaço Via Régia em Caaçdor, a Apresentação dos Resultados do Projeto Revitalização dos Setores Produtivos e Fomento do Empreendedorismo nos Bairros. Na ocasião também foi realizada a Mostra do Artesanato e Lançamento dos Roteiros Turísticos de Caçador.A solenidade contou com a presença de Gilberto Comazzetto, prefeito de Caçador, Odelir Neves, presidente da AMPE; Imar Rocha, secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Caçador; Valtair Vargas, presidente CDL; Sirlei Braghini, presidente da União das Associações de Moradores de Caçador; Eduardo Nascimento Pires, diretor do Campus Caçador do IFSC, Henrique Basso, presidente da ACIC; Carlos Chiodini, secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Auri Marcel Baú, presidente da UNIARP, Valdir Cobalchini, deputado estadual, Glaci Cardoso vereadora, representando a Câmara de Vereadores, além de integrantes dos projetos, empresários, imprensa e comunidade e equipe de profissionais do Sebrae da Coordenaria Regional Meio Oeste.

img_7909-large

Publicidade

A apresentação oficial dos resultados foi realizada por Sueli Bernardi, coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, no ato representando Carlos Guilherme Zigelli, superintendente do Sebrae. Sueli destacou que o projeto foi lançado em Caçador dia 11 de junho de 2015 e teve como objetivo dinamizar a economia do município por meio do atendimento aos pequenos negócios visando contribuir com o desenvolvimento econômico e com a transformação da realidade local. Os beneficiados pelo projeto foram os pequenos negócios de Caçador, representados prioritariamente por microempreendedores individuais, microempresa, empresa de pequeno porte, produtores rurais, potenciais empresários e empreendedores dos setores: comércio, turismo e fomento ao empreendedorismo nos bairros. Pessoas como Neuza Carlet de Gois, moradora do bairro dos Municípios. No seu pronunciamento ela contou um pouco sobre como o projeto ajudou a transformar seu sonho de ter um negócio próprio em realidade. Ela montou uma empresa de produção de pães artesanais na sua casa.

No seu pronunciamento do prefeito de Caçador Gilberto Comazzetto destacou que mais de 95% das empresas catarinenses são de micro e pequeno porte, que juntas respondem por 35,1% do PIB no Estado. “Parabenizo o Sebrae e os parceiros pela iniciativa que está ajudando muito nosso município. Este incentivo aos setores produtivos é fundamental, esta troca de informações é sempre benéfica. Este projeto está descobrindo e fortalecendo por exemplo o turismo rural em Caçador. As entidades estão trabalhando juntas e temos este belo trabalho apresentado aqui hoje e que isso tenha continuidade, para o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou.

O presidente da AMPE, Odelir Neves salientou que o projeto levou mais oportunidades para as pessoas, incentivando o surgimento e o fortalecimento de novos negócios. “É o momento de agradecer e parabenizar todos que participaram”, disse.

Valtair Vargas, presidente CDL destacou que o projeto foi o maior esforço em conjunto das entidades empresariais, entidades e poder público de Caçador para promover o desenvolvimento do comércio, turismo, da gastronomia, artesanato e demais setores com o envolvimento direto da comunidade. “Quero parabenizar todos os envolvidos. Temos certeza que cada um pode tirar proveito, pode crescer, pode melhorar seus processos, ter novas ideias e acima de tudo, ter o envolvimento que foi criado. Fica meu agradecimento especial ao Sebrae que arduamente trabalhou para que as consultorias, treinamentos e as ações acontecessem da melhor forma”, afirma.

Sirlei Braghini, presidente da União das Associações de Moradores de Caçador também parabenizou e elogiou a iniciativa. “Foi um grande movimento que envolveu os moradores nos bairros, gerou novas oportunidades”, disse.

Eduardo Nascimento Pires, diretor do IFSC e Almir Granemann dos Reis, professor da Uniarp agradeceram a oportunidade de participar da ação Painel de Oportunidades que aproximou os alunos e seus projetos do empresariado e potenciais investidores. “Estamos felizes em fazer parte desta grande ação de desenvolvimento de Caçador e estamos disponíveis para novas parcerias”.

Carlos Alberto Chiodini, secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC elogiou o Sebrae pelo projeto tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas. “Estão todos unidos em prol do desenvolvimento da cidade. Parabéns para toda a equipe do Sebrae que muda e aperfeiçoa a vida das pessoas”.

Parceiros do projeto

Os parceiros do Sebrae no projeto são: Associação das Micro e Pequenas Empresas de Caçador e Região (AMPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Prefeitura, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e União das Associações de Moradores de Caçador.

Ações desenvolvidas por projeto

Grupo de artesãs: Criação da identidade visual (marca – embalagens – tags – aplicações – mascote do grupo boneca cabocla – criados os moldes), criação da associação.

Curso Administração de Pequenos Negócios (APN). Aplicação de ícone estimulando a criatividade para produtos de utilidade.

Orientação para produção de peças com qualidade.

Apresentação dos produtos das coleções lembrando do associativismo sempre respeitando as habilidades de cada artesã e acompanhamento do projeto.

Grupo do comércio:

Cursos de vendas com os colaboradores e de gestão financeira com os proprietários.

Bazar Multissetorial – abril de 2016

Consultorias em design de loja interno e externo.

Grupo de empreendedorismo nos bairros:

Pesquisa de necessidade de novos empreendimentos em cada bairro em parceria com as agentes de saúde do município. Pesquisa nas grandes empresas sobre mercado. De onde adquirem as mercadorias. Objetivo estimular a compra na própria cidade.

Curso de Administração de Pequenos Negócios (APN).

Plano de negócios em cada empresa (em andamento).

Grupo bares e restaurantes:

Curso de Gestão Financeira. Consultoria nas áreas de engenharia de alimentos, gestão empresarial, desenvolvimento de novos pratos a partir de pesquisa histórica cultural;

Missão empresarial para São Paulo, lançamento e realização do 1º Festival Gastronômico de Caçador de 16 a 27 de novembro.

Grupo Painel de Negócios IFSC/UNIARP

Reuniões com as instituições para escolha de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC). Consultoria para avaliação dos planos de negócios dos TCC’s. Painel de negócio para apresentação aos futuros investidores dos planos de negócios dos alunos.

 

Sair da versão mobile