Santa Catarina tem pelo menos 628 pacientes recuperados de Covid-19, segundo levantamento feito pelo G1 e pela NSC, a partir de dados fornecidos pelos municípios. O governo do estado não tem dados sobre curados da doença, que é causada pelo novo coronavírus. Dos 104 municípios com casos confirmados, em 64 deles há recuperados. Os dados refletem os números do estado até 17h desta sexta-feira (24).
O governo do estado afirmou na noite desta sexta-feira que Santa Catarina tem 1.209 pacientes de Covid-19. No entanto, os municípios analisados no levantamento contabilizam pelo menos 1.566 casos confirmados. Só nas 10 cidades entre as que somam mais casos confirmados de coronavírus no estado, são 728 pacientes diagnosticados, sendo que 400 deles se recuperaram, conforme os municípios.
São considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação da doença, passaram mais de 14 dias em isolamento e não tiveram mais sintomas. O levantamento foi feito com os boletins sobre coronavírus divulgados pelos municípios catarinenses.
Do total de 104 cidades, foram conferidos os relatórios de 102. A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras de Lindóia do Sul, no Oeste, e Timbé do Sul, no Sul do estado. Florianópolis, cidade com maior número de casos confirmados de Covid-19, não havia informado até 22h30 de sexta-feira o número de casos recuperados na cidade.
Em relação aos recuperados, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, afirmou que essas informações ainda estão sendo compiladas e que quer criar um banco de dados unificado com hospitais e municípios.
A cidade que apresentou o maior número de recuperados é Braço do Norte, também no Sul catarinense, com 89. Em segundo lugar na lista está Blumenau, no Vale do Itajaí, com 60 pacientes curados, e, em terceiro, Tubarão, no Sul, com 47.
No total, 15 municípios divulgaram que tiveram todos os pacientes com a doença recuperados: São Lourenço do Oeste, Rancho Queimado, Papanduva, Mafra, Garopaba, Biguaçu, Videira, Schroeder, Santa Rosa do Sul, Santa Cecília, Rio Negrinho, Guaramirim, Canelinha, Barra Velha e Águas Mornas.
Com informações G1 SC