Notícias de Caçador e Região

SC tem expectativa de neve com queda brusca de temperaturas

Com a formação de uma nova frente fria, Santa Catarina enfrentará queda brusca de temperaturas a partir deste fim de semana. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há chance de geada nas baixadas e vales, com temperaturas que podem variar de 0°C a 4°C.

A previsão é que uma massa de ar frio de origem polar favoreça dias mais ensolarados e frios durante as madrugadas e manhãs, com temperaturas amenas durante as tardes, afirma o meteorologista.

“É a massa de ar frio mais forte até o presente momento, mas terão outras mais fortes, lembrando que estamos em maio e é normal ter transição de massas de ar frio. Está mais do que na hora.”

Mesmo assim, Scheuer é cauteloso para falar sobre a possibilidade de neve. “Apenas um modelo está apontando”, diz. Ele explica que o fenômeno se forma por conta do ar frio e úmido que fica presente nas primeiras camadas da atmosfera, por conta da atuação de uma massa de de ar polar que traz a condição para a precipitação.

“Geralmente ocorre nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense, onde são as áreas mais propícias. Basicamente o ar frio e úmido são os principais ingredientes para a formação de neve”, destaca.

Neve em SC

Os episódios de neve em Santa Catarina costumam ocorrer nos meses de junho, julho e agosto por conta de fortes massas de ar polar, o que deve ocorrer novamente neste ano.

“Pelo menos umas quatro massas de ar polar mais fortes devem acontecer. No mês de maio pode até ocorrer, mas é muito muito pontual. Vai depender muito do andamento das projeções nesses próximos 15 dias”, avalia.

Com informações – ND+

Veja Também

Comentários estão fechados.