Notícias de Caçador e Região

SC tem alerta para temporais e deve enfrentar calorão; veja por regiões

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temporais com chuva intensa nesta segunda-feira (16). Ainda esta semana, o Estado deve enfrentar um calorão, com temperaturas próximas ou acima dos 30°C.

A atuação de uma área de baixa pressão sobre Santa Catarina provoca condições para os temporais, que ocorrem do Oeste ao Litoral, com exceção do Litoral Sul.

O risco é moderado para ocorrências associadas a descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas em amarelo do mapa elaborado pela Defesa Civil de SC. Nas áreas em verde, o risco é baixo.

Confira o mapa:


Semana de calorão

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, aos poucos o sistema de baixa pressão vai abrir espaço para a entrada da massa de ar seco e quente, que vai deixar a maior parte desta semana com tempo firme e muito calor.

A tendência é que a semana tenha comportamento típico de veranico em maior parte da região Sul do Brasil. As temperaturas ficarão próximas ou acima dos 30°C.

Nesta terça-feira (17), as mínimas serão amenas entre a madrugada e o início da manhã, variando entre 14°C e 16°C no Oeste e Litoral Sul, 11°C e 14°C no Meio Oeste, Serra e na marca dos 9°C e 12°C no topo do Planalto Sul e Planalto Norte.

No Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, mínimas entre 15°C e 18°C. Faz calor ao longo do dia em SC com máximas variando entre 28°C e 31°C no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, 24°C e 27°C nos Planaltos Sul e Planalto Norte e entre 26°C e 29°C da Grande Florianópolis ao Norte do Estado.

Algumas cidades do Extremo-Oeste e Litoral Sul podem atingir marcas acima dos 33ºC e 37ºC, entre quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Também na sexta, uma frente fria deve se aproximar da região Sul do país.

“É possível que a frente fria já traga pancadas de chuva com trovoadas. Quanto ao fim de semana, tem projeções que dizem que o calor e o sol devem continuar com variação de nuvens e outras que indicam a chegada da frente fria”, explica o meteorologista Piter Scheuer.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.