Notícias de Caçador e Região

SC registra mais de 100 mortes pelo Covid-19 em 24 horas

Santa Catarina teve 107 mortes por Covid-19 confirmadas em 24 horas, o maior número de óbitos em um dia desde março de 2020. No total, mais de 700 mil pessoas foram diagnosticadas e 7.816 delas morreram por complicações da doença desde o início da pandemia. Os números são do boletim desta sexta-feira (5) do governo.

O estado é o quarto estado do Brasil com mais casos confirmados, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Nas últimas 24 horas, o governo catarinense confirmou 5,8 mil novos casos.

Nesta sexta, o estado também atingiu a maior ocupação de UTI das redes pública e privada, com 1.014 pacientes. Também teve o maior número de pessoas em tratamento contra a doença, e que podem transmitir o vírus: 38.156.

A partir das 23h desta desta sexta-feira (5) começa o segundo período determinado em decreto de restrições das medidas de combate à pandemia em Santa Catarina para conter o aumento dos casos.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) também bateu recorde nesta sexta: 97,06%. Aguardam transferência para leitos de UTI 291 pacientes.

Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI SUS para adultos com Covid-19, havia três vagas no estado inteiro nesta sexta: duas no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, no Vale do Itajaí, e uma no Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, na Grande Florianópolis.

Porém, na prática, a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis.

Dos 1.601 leitos de UTI SUS em Santa Catarina, 1.554 estão ocupados, sendo 871 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Na quinta, 863 pessoas estavam na UTI por causa da doença. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

Veja Também

Comentários estão fechados.