Desembarca na tarde desta quinta-feira (6), em Florianópolis, mais uma remessa de vacinas produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) contra a Covid-19. Serão desembarcadas 138.900 doses da AstraZeneca, pouco antes das 16h.
Conforme repassado pelo Ministério da Saúde serão 15 caixas com previsão de desembarque para às 15h40, no terminal de cargas de Florianópolis – antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Como de praxe os imunizantes serão transportados até a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, onde ali serão distribuídas em todo território catarinense.
A reportagem tentou a confirmação com a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), sobre essa liberação para os municípios, mas até o fechamento da matéria não havia obtido retorno.
Término da 2ª fase x início da 3ª fase
O andamento da vacinação, em Santa Catarina, ainda é um pouco disperso entre as cidades. A maior parte delas ainda tenta encerrar a 2ª fase da campanha, voltada para idosos a partir de 60 anos.
Para se ter um exemplo, São José foi a única cidade da Grande Florianópolis a dar início a 3ª fase da vacinação, que consiste em imunizar pacientes com comorbidades.
A própria capital, nesse caso, começa nesta quinta. Cidades com Palhoça, Biguaçu e Antônio Carlos deverão adentrar a 3ª fase somente na próxima semana. Até lá idosos ainda estão na faixa de prioridade.
No País
Em todo o Brasil serão distribuídas quase 4 milhões de doses do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz.
Outro aporte importante diz respeito ao registrado nesta quarta-feira, com a chegada do segundo lote das vacinas da Pfizer ao Brasil, com 628.290 que foram entregues no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.
Com informações ND Mais