Notícias de Caçador e Região

SC pode ter temporais e ‘combo’ de fenômenos neste final de semana

Um combo de frente fria e ciclone extratropical, que está em formação próximo ao Uruguai, pode causar temporais isolados em Santa Catarina a partir do final da tarde desta sexta-feira (21).

Segundo a Defesa Civil, há risco moderado a alto para chuva intensa, raios e eventuais quedas de granizo e rajadas de vento do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

No decorrer da madrugada de sábado (22), segundo o órgão, a precipitação e os temporais se espalham para as demais regiões do Estado.

“O dia será bastante encoberto, instável, com chuva”, antecipa a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima. Durante a madrugada desta sexta, já choveu em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

De acordo com ela, a instabilidade é decorrente de “uma área de baixa pressão, bastante intensa, se formando no sul do Uruguai”. Santa Catarina, então, deve sentir mais os efeitos da frente fria.

“O ciclone não vai interferir muito nas condições do tempo. Isso vai ocasionar mais transtorno no Rio Grande do Sul“, diz. A meteorologista completa que o Sul de Santa Catarina até pode sentir os reflexos do sistema, mas com menos intensidade se comparado ao Estado vizinho.

Mudança no sábado

A manhã de sábado, conforme Marilene, terá condições parecidas. “Depois já temos uma massa de ar seco e frio avançando pelo Norte da Argentina, entrando de forma mais continental no Estado”.

A Defesa Civil, no entanto, segue alertando para riscos de temporais isolados em alguns momentos do dia.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.