Santa Catarina aplicou 192.710 doses da vacina contra o coronavírus desde o início da vacinação no estado, em 18 de janeiro. Desse total, 150.761 correspondem à primeira dose e 41.949, à segunda. Os números foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na noite desta sexta-feira (19).
Atualmente a vacinação no estado está focada nos seguintes grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos em asilos, pessoas com alguma deficiência que morem em instituições de longa permanência, indígenas, idosos de 90 anos ou mais e idosos entre 85 e 89 anos.
Somando todos os grupos acima, a aplicação da primeira dose corresponde a uma cobertura vacinal de 59,62%, conforme a Dive. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo.
O estado tem uma população estimada de 7.252.502 milhões, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). A porcentagem de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose é de 2,07%.
A vacinação dos idosos de 85 a 89 anos pode começar nos municípios que já atingiram a meta de 90% do grupo anterior, dos idosos de 90 anos ou mais.
Enquanto algumas cidades já iniciaram a imunização dos idosos de 85 a 89 anos, como São José e Palhoça, na Grande Florianópolis, outras têm dificuldades em continuar a vacinação por falta de doses.
Na capital, foi suspensa nesta sexta a aplicação em profissionais da saúde. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a Central de Vacinação no Setor 1 do Parque Vila Germânica está sem atendimento desde quarta (17) porque a prefeitura não tem como ampliar o público da imunização até que cheguem novas doses.