Search
Close this search box.

SC estuda flexibilizar medidas sanitárias contra Covid-19 em escolas

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Santa Catarina estuda flexibilizar algumas medidas sanitárias de combate à Covid-19 em vigor nas escolas. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Educação em exercício, Vitor Balthazar, nesta sexta-feira (19).

De acordo com o secretário, as regras estão sendo constantemente analisadas pelo Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina, formado por 14 entidades. Um cenário de bons índices de vacinação e controle de casos da Covid-19 devem guiar os estudos para novas liberações no ambiente escolar.

“Com o aumento do número de professores, estudantes e da população em geral vacinada com a segunda dose e dose de reforço os estudos vão na direção de outras flexibilizações”, disse Balthazar.

Um dos pontos que pode sofrer alteração envolve o distanciamento físico nas salas de aula. A regra atual determina que deve ser de 1 metro. Com a melhora no quadro da pandemia no Estado, o protocolo poderá ser extinto já no início do próximo ano letivo. Com isso, a ocupação das salas de aula da rede estadual de ensino passaria a ser de 100%.

Outras regras, no entanto, devem permanecer, como a higienização constante das mãos, o uso da máscara em locais fechados e a manutenção de ambientes arejados com boa circulação do ar.

“Estamos acompanhando diariamente o número de casos na educação e o andamento da vacinação nas diferentes faixas etárias. É um consenso para todos que o lugar do estudante é na escola. Vamos fazer tudo o que for possível para que o estudante fique o maior tempo na escola com segurança”, afirmou o secretário em exercício.

Uso da máscara em discussão

A liberação do uso de máscaras em ambientes abertos será discutida em Brasília no início de dezembro, segundo o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro.

A possibilidade ganha ainda mais força porque o Estado atingiu 65% dos moradores com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 nesta sexta.

Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou que a regra para a flexibilização da máscara está pronta, mas depende da posição federal.

Segundo Motta, o percentual de 65% foi definido após análises de resultados da vacina ao redor do mundo. Além disso, ele frisa que a flexibilização será realizada apenas em ambientes abertos e de forma gradativa.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp