Santa Catarina chegou a 14.033 mortes por Covid-19, segundo boletim estadual divulgado neste sábado (8). Desde o início da pandemia, são 909.248 pessoas diagnosticadas com a doença. Para tentar conter o avanço da doença, o governo não prevê mais restrições e aposta na fiscalização das atuais medidas sanitárias.
A afirmação de Carlos Moisés foi feita neste sábado (8) na primeira reunião após o afastamento por causa do segundo processo de impeachment. Por enquanto, não foram anunciadas mudanças na atuais medidas, que são válidas até 17 de maio.
O decreto publicado na semana passada liberou atividades que estavam proibidas, como em casas noturnas e os eventos. Mas as autorizações dependem da classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. Aglomerações seguem proibidas, assim como continuam as limitações de clientes em estabelecimentos.
Em todo estado, a taxa de ocupação geral em UTIs é de 93,7% e há 38 pessoas na fila de espera por um leito de UTI especializado em Covid, sendo 22 na região de Joinville e 16 na região de Criciúma.
Apenas três das 295 cidades catarinenses não têm mortes pela doença: Flor do Sertão, Tigrinhos e Novo Horizonte, no Oeste catarinense. Nas últimas 24 horas foram confirmadas as mortes de mais 41 pessoas em outras cidades catarinenses.