Search
Close this search box.

Saúde e bem-estar no inverno: como cuidar do corpo nesta época

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, o inverno já era a estação mais preocupante para a saúde. Por causa do tempo seco e das temperaturas mais baixas, diversas doenças costumam ser frequentes nessa época, como gripes, resfriados e até problemas mais graves.

De acordo com o Hospital do Coração, no inverno há 30% mais de ocorrência de infartos. Isso ocorre principalmente devido à vasoconstrição que diminui a oferta de oxigênio no corpo. No entanto, por meio de alguns cuidados básicos, é possível cuidar melhor da saúde e ter melhor qualidade de vida nesse período.

Cuidados com a pele

O ressecamento da pele, comum no inverno, pode ocasionar dermatite seborréica, dermatite atópica e psoríase. Para evitar estes quadros, é importante manter todo o corpo hidratado, tanto por meio de ingestão de água quanto pelo uso de cosméticos.

Sobre os produtos utilizados, é necessário atenção. Muitos cremes se parecem entre si, mas são para peles diferentes. Por isso que algumas marcas têm lançado linhas específicas, como é possível ver no catálogo da Avon. Os produtos ClearSkin, por exemplo, são próprios para a pele oleosa.

Caso a pessoa utilize um cosmético inadequado ela pode não ter os efeitos desejados, e até piorar o que deseja resolver. Essa é a situação de quem tem a pele oleosa e usa um hidratante para superfícies ressecadas.

Alimentação

Quando as temperaturas baixam, é comum que as pessoas consumam alimentos mais calóricos como uma forma de se esquentarem. Porém, especialistas do Albert Einstein recomendam atenção para que a dieta não se torne menos saudável.

Para as sopas, vale a pena apostar nas versões mais líquidas de legumes e menos nas cremosas com queijos. No caso do chocolate quente, se possível, é preferível consumidor a bebida que contém mais cacau. Além de ser menos calórica, ela também possui mais nutrientes, inclusive os previnem doenças cardiovasculares e têm ação antioxidante.

Outro alerta que é importante para o período é sobre a salada. Por serem alimentos mais frescos, legumes e verduras costumam ser deixados de lá no inverno. Mas eles continuam sendo necessários para garantir a saúde de todo o organismo.

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/sopa-de-jerimum-sopa-hokkaido-sopa-3645375/

Atenção com doenças comuns

A gripe, o resfriado e a rinite são problemas bastante comuns durante o inverno. Apesar de surgirem com frequência ao longo da vida, eles também requerem cuidados, ou podem evoluir para quadros mais graves, como a pneumonia.

Para evitar a Influenza A, vírus que causa da gripe, o recomendável é tomar a vacina. Este ano, o Ministério da Saúde fez uma campanha especial que começou em maio e terminou em junho. Porém, algumas localidades ainda estão aplicando as doses, como a Prefeitura de Caçador. Então, ainda é possível se imunizar tanto na rede pública quanto na privada.

No caso da rinite, a alergia é desencadeada por uma série de fatores, mas não é contagiosa. Para evitar os espirros e outros sintomas frequentes, é importante evitar o acúmulo de poeira em casa, limpar o ar-condicionado, limpar o nariz com soro fisiológico e se distanciar de outros agentes que podem causar a rinite. Os produtos muito perfumados são exemplos disso.

Além desses problemas ligados ao sistema respiratório, nas épocas mais frias é necessário ter mais cuidado com os vasos  sanguíneos. Quando as temperaturas estão baixas, eles contraem, o que prejudica a circulação de sangue e em casos mais graves pode levar a um infarto. Para se prevenir desse quadro, é aconselhável controlar a pressão arterial, se exercitar, beber bastante água e se manter agasalhado.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp