Notícias de Caçador e Região

Saúde de Caçador implanta terapia para reabilitação neurológica

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador iniciou no mês de novembro atividades de reabilitação para pacientes que possuem sequelas neurológicas. A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é direcionada a adultos e crianças que são portadores de certo nível de paralisia cerebral, traumas de crânio ou derrame e que, em decorrência, possuem alguma paralisia em membros superiores.

Segundo a fisioterapeuta, Joice Debora Ribeiro, apenas os pacientes com movimentos reduzidos nos braços podem participar da TCI. “A Terapia por Contensão Induzida é especifica para pacientes que estão com deficiência em movimentos dos membros superiores. A pessoa que não possui movimentos de braço ou movimentos muito minimizados, pode se frustrar e abalar seu estado emocional de uma maneira negativa. Nosso objetivo é além de buscar o tratamento, também mantê-la motivada”.

A sessão de terapia é realizada por duas semanas consecutivas, com duração de três horas diárias. A implantação do serviço ainda está em andamento, por isso, somente os pacientes da terapia domiciliar estão sendo encaminhados para realizar o tratamento.

Para a secretária de Saúde, Luzia Michelina dos Santos, esta é uma grande oportunidade para os pacientes do SUS. “O TCI é gratuito e possui um grande reconhecimento científico. Este é um investimento muito importante para a população caçadorense”, concluiu.

Veja Também
Comentários
Loading...