O laboratório Municipal de Análises Clínicas da Secretaria de Saúde de Caçador conta com um novo equipamento analisador de bioquímica. O aparelho garantirá uma ampliação no número de atendimentos e reduzir o tempo de fila de espera.
De acordo com a bioquímica do município, Dayana Holz, a máquina faz as dosagens de glicose, colesterol, triglicerídeos, enzimas hepáticas, marcadores renais, além de uma variedade de exames.
“O analisador anterior já tinha mais de 10 anos e fazia uma média de 100 dosagens por hora, com este podemos chegar até 400. Além de poder agilizar a demanda reprimida, vamos ter agilidade, pois encurta muitas etapas, como por exemplo, a de digitação. O bioquímico libera o resultado das amostras que vai direto ao sistema da Saúde”, explica.
A máquina foi licitada em forma de comodato. Além dela, os reagentes, computadores, etiquetadoras e todos os insumos serão fornecidos pela empresa que ganhou a licitação.
“Estamos operando com o analisador “Cobas integra” da Roche. É uma máquina grande. Tem alto padrão de qualidade, um dos mais conhecidos do mercado. Vamos garantir tanto a qualidade dos exames quanto melhorias no atendimento à população”, afirma Dayana.