Notícias de Caçador e Região

Saúde alerta para aumento de casos de Covid-19 em SC e pede reforço da prevenção

Diante do expressivo aumento do número de casos de Covid-19 na última semana, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina está pedindo pede que a população reforce os cuidados e as medidas de prevenção.

O boletim publicado pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) nesta terça-feira (11) mostra que a média móvel de novos casos confirmados de coronavírus entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro teve um salto de 269%. Com relação ao número de casos ativos, o incremento foi de 306% no mesmo período.

De acordo com a Saúde estadual, o elevado índice de confirmação de novos casos no Estado tem relação com a circulação comunitária da variante Ômicron – que tem alta transmissibilidade – e com o aumento da população de Santa Catarina devido à temporada de verão.

Todas as regiões de saúde registraram aumento de novos casos. As maiores altas foram no Planalto Norte (+851%) e no Alto Vale do Rio do Peixe (+ 634%). Já a maior taxa de incidência foi registrada na região Carbonífera, com 410 casos a cada 100 mil habitantes.

Para os próximos dias, segundo estimativa calculada com base em novos casos notificados entre 2 e 8 de janeiro de 2022, a previsão é de continuidade de crescimento da média móvel de novos casos.

Entre 9 e 18 de janeiro de 2022, estima-se que o Estado registre 36.500 casos novos, uma média de 3.650 casos por dia.

Por conta disso, a orientação da secretaria é para que a população reforce e mantenha as medidas de prevenção à Covid-19 com o uso de máscara em ambientes fechados ou nos ambientes abertos com aglomeração; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social de, no mínimo, um metro, evitando ao máximo aglomerações.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.