Notícias de Caçador e Região

Saúde afirma que SC ainda não registrou casos da variante ômicron

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), confirmou neste sábado (27) que não há registro de casos da nova variante ômicron no estado até o momento.

A Dive informou que está produzindo uma nota de alerta para ser encaminhada aos municípios nos próximos dias. Também disse que acompanha e auxilia nas investigações de todas as variantes que causam preocupação, tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e a Ômicron.

A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron, preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.

O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir de segunda-feira (29).

Para evitar o contágio, é recomendável usar máscara, higienizar as mãos (com água e sabão ou álcool em gel), além da vacinação contra Covid-19.

Veja Também

Comentários estão fechados.