São Miguel do Oeste, no Oeste catarinense, registrou na quinta-feira, 30, uma microexplosão, conforme divulgou nesta sexta-feira, 31, a Epagri/Ciram. Na cidade, um hangar de um aeroporto privado foi destruído, casas foram destelhadas e rodovias foram obstruídas por árvores.
De acordo com o órgão, meteorologistas fizeram a análise preliminar das imagens para chegar à conclusão. As rajadas de vento chegaram a 130 km/h por volta das 13h, de acordo com a Epagri/Ciram.Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, a microexplosão é um fenômeno associado a rajadas de ventos intensos com danos significativos em áreas restritas. Ele ocorre em poucos minutos.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia, uma microexplosão é uma forte rajada de vento da base da nuvem em direção ao solo.
Outras cidades do Oeste catarinense registraram estragos pelo temporal de quinta. Segundo o Corpo de Bombeiros, Maravilha e Paraíso também foram afetadas. As rodovias SC-492, BR-282 e BR-163 na região também tiveram obstruções por queda de árvores.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, 37 cidades tiveram danos causados por chuva em todo o estado entre quinta e esta sexta-feira.