Notícias de Caçador e Região

Santa Catarina tem primeiro caso de nova variante da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta quinta-feira (11) a confirmação do primeiro caso da nova variante de Covid-19 no Estado, conhecida como P.1. O paciente é um morador de Joinville, que esteve em Manaus (AM) no início do ano.

A variante brasileira é mais transmissível que outras mutações do coronavírus, o que levou países como Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha a proibirem a entrada de viajantes vindos do Brasil.

A identificação da variante foi feita pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que faz testes de sequenciamento de genoma. As amostras foram enviadas pelo Lacen assim que o caso foi identificado.

O paciente foi diagnosticado com Covid-19 no dia 16 de janeiro, e chegou a ser hospitalizado. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ainda aguarda detalhes sobre o estado de saúde atual do paciente. O Estado também solicitou informações à prefeitura de Joinville sobre as pessoas que tiveram contato com ele, e foram monitoradas.

Até agora, cinco casos suspeitos de nova variante foram descartados em Santa Catarina, e outros 14 seguem sob investigação. Entre as suspeitas há pacientes que foram internados em Florianópolis, no Hospital Caridade e no Hospital Baía Sul.

Estado não relaciona casos no Oeste à nova cepa

O secretário André Motta Ribeiro disse que não é possível, neste momento, relacionar a explosão de infecção e hospitalização por Covid-19 no Oeste à circulação de novas cepas. A hipótese não é descartada, mas ainda não há nada que confirme essa possibilidade.

– Em ambientes com um certo desregramento, é complicado imputar outras causas. Não temos essa certeza (em relação a novas cepas). O que percebe é que algumas coisas na região precisam ser revistas – avalia o secretário.

Com informações Diário Catarinense

Veja Também

Comentários estão fechados.