Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus, além do caso em Brusque, que está sendo investigado, há outro em Rio do Sul, conforme informou a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). Outros dois casos, um casal em São José, que viajou a Bangkok, mas fez escala em Pequim, capital chinesa, já foram descartados na última quarta-feira (22).
O paciente de Rio do Sul ficou um mês na China, passou por Pequim e Xangai. Retornou no dia 26 de janeiro para o Brasil. Procurou atendimento médico no Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul, no dia 31 de janeiro sentindo mal-estar, dor no corpo e tosse.
Fiocruz
Para tanto, a coleta de amostras foi feita na noite do dia 31 e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde serão testados os três tipos de influenza. O resultado pode levar até 5 dias. Se for detectado o vírus da influenza, aí o caso já é descartado.Caso contrário, a investigação continua na Fiocruz, no Rio de Janeiro, para saber se é o novo coronavírus.
O caso de Brusque foi divulgado na tarde de quinta-feira (30), quando um homem que retornou da China foi internado no hospital particular Imigrantes. Ele apresentava febre e sintomas de gripe e está em isolamento.
Os primeiros resultados dos testes referentes ao caso suspeito de coronavírus em Brusque devem sair na próxima terça-feira (4).
Brasil tem 16 casos suspeitos
Neste sábado, às 12h, o Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país.
São Paulo tem oito ocorrências e duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, 4 casos suspeitos; outros três já foram descartados.
A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada, além de Santa Catarina, com dois.
Com informações ND Online