Santa Catarina tem ao menos 12 casos confirmados de coronavírus, até a tarde desta quarta-feira (18). As informações foram divulgadas pelas prefeituras. O número repassado pelo governo do Estado se mantém em sete casos desde segunda-feira (16).
Os novos casos foram registrados em Tubarão (dois), Balneário Camboriú (dois) e Braço do Norte (um).
Na noite dessa terça-feira (18), o governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em Santa Catarina. A medida ocorre após a confirmação de que o Estado já possui transmissão comunitária – quando não se sabe mais a origem do contágio.
Conforme o decreto, a pandemia do coronavírus está “em franca expansão na região sul do Estado, situação que pode vir a ser identificada em outras regiões a qualquer momento, e que culmina na necessidade de restrição drástica da circulação de pessoas”.
O governo não informou o município do Sul do Estado em que ocorreu a confirmação de transmissão comunitária.
A reportagem noticiou o número de ao menos 14 casos na primeira publicação. No entanto, a Prefeitura de Tubarão esclareceu que os quatro casos contabilizados pelo município são, na verdade, de toda a região da Amurel – dois em Tubarão e dois em Braço do Norte (sendo um já confirmado previamente pelo governo do Estado).
Casos confirmados em Santa Catarina até a tarde desta quarta-feira (18):
Tubarão (2)
Florianópolis (3)
Rancho Queimado (2)
Braço do Norte (2)
Balneário Camboriú (2)
Joinville (1)
Balneário Camboriú
O prefeito Fabrício Oliveira informou, na manhã desta quarta-feira, o resultado positivo de coronavírus para dois moradores de Balneário Camboriú.
Os pacientes são um homem de 42 anos que esteve em São Paulo, e uma mulher de 52 anos que esteve na Itália. Ambos não precisaram de internação hospitalar e são monitorados em isolamento domiciliar.
Para evitar o contágio, Fabricio Oliveira determinou novas medidas. Entre elas, a instalação imediata de barreiras físicas e da Guarda Municipal nas entradas da cidade, para abordar os veículos e ônibus de turismo que tentem acessar o município.
Tubarão
Município localizado na região Sul do Estado, Tubarão confirmou dois casos de coronavírus até a noite dessa terça-feira – ambos constatados por laboratório da rede particular de saúde.
O quinto boletim sobre a situação da doença na cidade foi divulgado às 19h25 pela prefeitura. Os dois pacientes estão em isolamento domiciliar.
Braço do Norte
A Prefeitura de Braço do Norte, também no Sul do Estado, confirmou o segundo caso de coronavírus na tarde dessa terça-feira.
O segundo paciente é uma mulher, esposa do primeiro diagnosticado com a doença no município. Ela está em isolamento domiciliar.
O homem é morador da cidade, tem histórico de viagem ao exterior e ficou internado em isolamento em um hospital de Içara. Ele já recebeu alta da UTI, mas segue isolado em leito do hospital.
Com informações ND+