O governo do Estado publicou nesta quinta-feira (25) uma portaria que suspende as consultas e os exames eletivos em todo o território catarinense. A medida é válida pelos próximos 20 dias.
Na segunda-feira (22), o governo já havia suspendido as cirurgias eletivas, medida que já vinha sendo tomada por alguns municípios para garantir leitos de atendimento aos pacientes com Covid-19.
A suspensão de consultas e exames se aplica a todas as unidades hospitalares que dispõem de leitos de internação intensivos, intermediários ou clínicos, para focar no tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus.
As consultas e exames de urgência e emergência, bem como os procedimentos considerados “tempo-sensíveis”, permanecem autorizados.
Segundo o decreto, a Secretaria de Estado da Saúde considerou o momento de transmissão acelerada da Covid-19, o aumento no número de casos confirmados e de internações hospitalares com elevadas taxas de ocupação, além da necessidade de reorientar as decisões administrativas, facilitar o transporte de pacientes e contingenciar pessoal e materiais para a assistência hospitalar.
Com informações ND Mais