O estado de Santa Catarina identificou nesta quinta-feira, dia 7, o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). O paciente é de São Paulo, mas esteve em Florianópolis, por isso o caso é considerado importado.
A informação foi confirmada pela prefeitura da capital e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que ressaltou que não há confirmação de nenhum caso de transmissão da doença dentro do estado.
O morador de São Paulo tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha. Depois, passou alguns dias em Florianópolis, mas já retornou para o estado de origem. A confirmação veio após o homem passar por avaliação médica.
As pessoas com quem o homem teve contato estão bem e seguem em monitoramento, conforme informações da prefeitura de Florianópolis.
Casos no Brasil
Após quase um mês do primeiro registro da doença no Brasil, o número de casos subiu para 142 nesta quinta-feira, conforme dados do Ministério da Saúde.
São Paulo, estado com maior número de infecções, tem 98 pacientes com a doença. No mapa abaixo, é possível observar os estados brasileiros que possuem casos confirmados de monkeypox.
Apenas um dos registros é de uma paciente do sexo feminino, os demais são todos do sexo masculino.
Com informações NSC Total