Previsão de acumulados de chuvas podem chegar a 300mm até segunda-feira; Defesa Civil e Epagri/Ciram alertam para alagamentos e impactos geológicos no Estado
Um alerta para chuvas volumosas e persistentes foi emitido pela Defesa Civil e pela Epagri/Ciram para Santa Catarina. Entre sexta-feira (6) e segunda-feira (9), o Estado deve enfrentar um período de instabilidade climática, com acumulados de chuva que podem chegar a 200mm em algumas regiões, principalmente no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul.
Fim de semana com tempo severo
A chegada de uma frente fria na sexta-feira (6) intensificará os temporais, com ventos fortes, granizo e raios. As regiões do Grande Oeste aos Planaltos serão as mais atingidas no início do período. A combinação de chuva intensa e ventos fortes aumenta o risco de destelhamentos, queda de árvores e alagamentos, principalmente em áreas urbanas.
Risco de inundações e deslizamentos
A chuva persistente, esperada para todo o sábado (7), eleva o risco de enxurradas e alagamentos em todas as regiões do Estado. O Litoral Norte e o Planalto Norte estão em especial alerta, devido ao aumento do nível dos rios.
Nas áreas do Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí, o solo já encharcado e o relevo acidentado aumentam significativamente o risco de deslizamentos. A Defesa Civil e a Epagri/Ciram alertam para a necessidade de atenção redobrada, pois a saturação do solo diminui sua capacidade de absorver água, tornando-o mais suscetível a movimentos de massa.