Em coletiva transmitida nos canais do governo estadual, o governador Carlos Moisés atualizou os números do coronavírus em Santa Catarina. Nesta terça (14) são 854 casos de coronavírus e 28 mortes.
Os óbitos são em Criciúma (4), Antônio Carlos (3), Florianópolis (3). Itajaí, Joinville, Tubarão seguem com dois. Ademais, outros municípios seguem com um óbito: Braço do norte, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Gaspar, Indaial, Palhoça, Massaranduba, São Ludgero, Sombrio e Urussanga.
Os dados de UTI são de 97 pessoas internadas, das quais 55 estão com coronavírus e 42 são suspeitas. Dos 97, 60 necessitam de ventilação mecânica, ao passo que 112 que antes ocupavam leitos tiveram alta e foram pra enfermagem.
Moisés citou as novas funcionalidades que estão disponíveis no portal de coronavírus do Estado, que disponibiliza uma pré-triagem e novos dados e gráficos sobre a pandemia em Santa Catarina.
Apesar de não anunciar novas restrições, a gestão reafirmou as orientações de utilizar máscara e manter distanciamento, além de notificar estabelecimentos que descumprirem essas medidas. Contudo, segundo o governador, “o fato de diminuir o grau de isolamento social, não significa que é potencialmente aumentar o grau de contágio, uma vez que, se você não tiver boas práticas, mesmo quando você estiver em isolamento e sair para comprar um alimento e retornar, você vai contaminar os membros da sua família”.
Moisés, pela segunda vez, tocou no tópico de imunização do vírus, que ocorre conforme o contágio, um “paradoxo”, segundo ele. Porém, continua com a orientação de isolamento e demais medidas.
Ao ser indagado sobre uma carga de máscaras que foi comprada pelo estado e ficou retida na Europa, o secretário de estado da saúde, Helton Zeferino, afirmou que a quantia adquirida será entrega parcialmente nos próximos dias. Zeferino também atestou que a quantia deve ser entrega, conforme o pedido inicial.
O controlador geral do estado, Luiz Felipe Ferreira, notificou que nos próximos dias o site da controladoria irá disponibilizar os dados detalhados sobre as aquisições e investimentos do governo estadual.
Com informações ND Online