Notícias de Caçador e Região

Saiba o que é e como se proteger do golpe do boleto falso

O golpe do boleto é uma prática criminosa que falsifica cobranças, fazendo com que as quitações de pagamentos sejam direcionadas para a conta bancária dos golpistas.

Os criminosos utilizam diferentes truques para atrair a vítima, que podem ir desde a manipulação do código de barras do boleto, até a criação de páginas online falsas que possibilitam que a fatura forjada possa ser baixada diretamente no computador ou no celular das vítimas.

Em alguns casos, oferecem descontos de até 75% do valor da dívida para a quitação imediata via boleto. Assim, os falsos boletos, que são idênticos aos originais, são enviados, porém com a conta destinatária dos valores adulterada, sem que seja visualmente perceptível.

Além disso, os financiados que possuem contratos de alienação fiduciária – ou seja, o devedor passa o bem para o credor, de forma que esse objeto seja a garantia do pagamento da dívida -, são contatados para quitarem de forma antecipada seus contratos com propostas “extremamente vantajosas”.

Desta forma, o dinheiro não vai para o credor, mas sim para um falsário.

Como se proteger do golpe do boleto?

A Polícia Civil de Santa Catarina alerta que, antes de quitar os contratos, seja feito contato direto com a instituição bancária através de sua agência para confirmar a operação. A negociação pode ainda ser feita através de uma agência credenciada.

É importante também checar o código de barras e os dados da conta presentes no boleto, para saber se confere com os originais. Outra recomendação é nunca negociar através do Whatsapp, e sempre pedir a confirmação do pagamento pelo e-mail.

Por último, a orientação é não acreditar em vantagens. Em casos de fraudes ou de suspeitas de golpes, a vítima pode denunciar pelo 181 ou ligar para o Whatsapp (48) 98844-0011.

Veja Também

Comentários estão fechados.