Notícias de Caçador e Região

Sábado é Dia D do Outubro Rosa e da vacinação contra Sarampo

Durante o dia D será realizado preventivo do colo de útero  bem como requisições para mamografias.

O sábado, 19, será marcado pela movimentação nos postos de saúde. Além da mobilização do dia D do Outubro Rosa acontece o dia D da campanha de vacinação contra o Sarampo. O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h15 às 16h45,  sem fechar ao meio dia.

A intenção em unir as duas mobilizações é fazer com que mais mulheres consigam ter este cuidado. Até mesmo aquelas que acabam deixando sua saúde para depois.

“Como sabemos ser corrido para as mulheres e, que muitas vezes priorizam a saúde dos filhos ou netos, faremos esta ação conjunta. Um incentivo. Assim, as mães que estarão no posto de saúde poderão cuidar da própria saúde em uma única saída”, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo  teve início no dia 7 de outubro e se estende até a sexta-feira, 25. A primeira etapa da campanha prioriza crianças com idade acima dos 6 meses e menores de 5 anos de idade.  O objetivo é, no período da campanha, vacinar 1.600 crianças.

No dia D do Outubro Rosa, todos os postos de saúde atenderão das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, fazendo o exame preventivo e envolvendo as presentes em atividades voltadas a autoestima e ao autocuidado.

“Todas as equipes da Atenção Básica foram mobilizadas para essa ação. Esperamos atrair o máximo de mulheres nesta ação. É tudo gratuito e é muito importante tirar este tempo para cuidar da saúde”, destaca Adriana Grobe, coordenadora da Atenção Básica.

Durante o dia D será realizado preventivo do colo de útero  bem como requisições para mamografias.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.