Search
Close this search box.

Rubiano sugere Audiência Pública antes da votação do Projeto sobre alteração de horário do comércio

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O Projeto de Lei que visa à alteração do horário do comércio em Caçador não deve ir à votação no Plenário da Câmara de Vereadores sem antes ser realizada uma Audiência Pública para ouvir a população. A sugestão é do Presidente do Legislativo, Rubiano Schmitz, após a matéria ter sido lida no expediente da Sessão Ordinária desta segunda-feira (21).

Segundo ele, o assunto tem gerado divergências de opiniões, inclusive, algumas pessoas têm questionado os Vereadores como se o Projeto já tivesse sido aprovado. “O nosso objetivo é trazer para esta Casa o comerciante, o comerciário e todos os envolvidos para que se discuta o que é melhor para a maioria. Se a população presente deliberar que é vantajoso e se deve mudar o horário, e havendo respaldo legal para isso, vai ser feito. Não existindo o interesse público não tem o porquê aprovarmos”, disse, informando ainda que antes de se chamar a Audiência Pública o Projeto passará pela Comissão de Justiça e Redação para análise da sua legalidade.

A matéria aportou na Câmara em caráter de urgência, no entanto, Rubiano informa que a prioridade será o debate com a comunidade. “Respeitando o posicionamento do Executivo, há de se respeitar também o posicionamento do Legislativo e, acima de tudo, a vontade da população. Se o Plenário desta Casa entender que há a necessidade do debate, a nossa urgência será ouvir a população. Para isso, daremos todo o suporte à Comissão de Indústria e Comércio, responsável por chamar a Audiência ”, frisou.

Após a manifestação do Presidente, os Vereadores Marcio JF (PMDB) e Jair Fernandes (PSDB) também expressaram sua opinião a respeito. O peemedebista afirmou que após estudar o projeto pretende visitar o comércio para ouvir as pessoas. Jair afirmou que já foi procurado por alguns profissionais que atuam no comércio, especialmente mães que deixam seus filhos em creches e que não teriam locais para deixá-los nos finais de semana, especialmente aos domingos, caso o horário será alterado.

Outra pessoa que se manifestou foi a Vereadora Cleony Figur, que também apontou a necessidade de um debate maior sobre o assunto e de regulamentar a situação, visto que atualmente muitos estabelecimentos não estariam cumprindo o que determina a Lei em vigor no que se refere ao horário de funcionamento.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp